Há um novo Subaru Impreza no mercado e é bem capaz de ser o melhor de todos os tempos
Não tenho dúvidas de que não estou muito longe da verdade ao apostar num título assim. Isto porque se há nome que sabe como preparar um Subaru Impreza, esse nome é “Prodrive”. Não é bem “novo”, mas é novo, se é que me faço entender. O que importa é que o Impreza de que gostamos está de regresso, ainda que para poucos de nós.
A Prodrive, no seguimento da incrivelmente apaixonante moda de fazer renascer ícones de outros tempos com o melhor que a tecnologia actual tem para nos oferecer, mas mantendo intactos quer a pureza, quer o carácter do produto original, revelou recentemente o resultado do seu trabalho sob a forma deste estupendo Prodrive P25.
Vinte e cinco anos depois de terem lançado o Impreza WRC de duas portas, e dele ter resultado o muito especial 22B – limitado a apenas 424 unidades – a Prodrive assume o compromisso de produzir, com base em chassis originais, 25 unidades desta estupenda criação mecânica.
Três imagens que falam por si, com uma silhueta e cor inconfundíveis e com um apelo visual apenas superado pela riqueza técnica que escondem. É um “monstro” com mais de 400 cavalos e 600 Nm que lhe permitem despachar o arranque até aos 100 km/h ao melhor estilo WRC: em 3,5 segundos.
A caixa sequencial de 6 velocidades permite passagens em 80 milissegundos e o motor 2.5 da Subaru foi totalmente refeito pela equipa da Prodrive, incluindo componentes internos totalmente novos. O turbo Garrett tem, também, origem na competição e não lhe falta, igualmente, o escape Akrapovic em titânio. Uma utilização intensiva de fibra de carbono coloca o peso nos 1.200 kg.
O sistema de transmissão conta com um diferencial central activo e ajustável, bem como com diferenciais autoblocantes nos dois eixos. A suspensão permite ajustes de camber e a sua geometria pode ser optimizada para vias mais largas. Os amortecedores Bilstein ajustáveis fazem também parte desta deliciosa e cara receita, com um custo de 460 mil libras, ainda antes de contabilizados os impostos. Quero lá saber do preço!