Novo Peugeot 408 – Serão os fastback a próxima moda? A Peugeot acha que sim
A Peugeot acha que sim e, muito sinceramente, espero que tenham razão. Sim, os crossovers são engraçados e um tremendo sucesso, mas tudo o que tem quatro rodas, actualmente, é um crossover ou um SUV. Por isso, a Peugeot anuncia este seu novo 408 como um automóvel inesperado e diferente. Eu aplaudo a iniciativa, inesperada e diferente.
Aplaudo, igualmente e desde logo, a estética. Palavras como sedução e emoção acumulam-se no comunicado de imprensa da Peugeot e, ao olhar para as fotografias, entendo bem o porquê. O novo 408 tem uma presença incrível e acredito que numa configuração adequada, tal como a do exemplar destas primeiras imagens, se assuma, facilmente, como um objecto de desejo.
Jantes de 20 polegadas, uma longa distância entre eixos e um inédito perfil fastback combinam-se para criar um modelo que aponta ao topo do segmento C. O design é assumidamente desportivo, mas a habitabilidade e a capacidade da bagageira, por exemplo, fazem do 408 uma proposta familiar, porém, apontada a condutores – ou famílias – assumidamente mais dinâmicos e que gostam de conduzir um automóvel que se destaque do já quase vulgar crossover urbano.
Por dentro, o arrojo e a inovação são também palavras de ordem no design e abordagem do novo 408. O i-cockpit está, obviamente, presente e incorpora um novo painel de instrumentos digital e aquilo a que a Peugeot chama de arquitectura de saídas de ar elevadas, favorecendo o conforto térmico a bordo.
Quanto a motorizações, a gama do 408 incluirá dois propulsores híbridos plug-in, com 180 ou 225 cavalos, ambos equipados com uma bateria de 12,4 kWh. O novo Peugeot 408 está, igualmente, disponível com um motor 1.2 PureTech de 130 cavalos, a gasolina. Todos os motores estão associados a uma caixa automática de 8 velocidades. Os motores Diesel não fazem parte dos planos da Peugeot, mas a gama incluirá, no futuro, uma versão 100% eléctrica.