Acura ARX-06, o novo brinquedo de Filipe Albuquerque em 2023
Depois do Acura ARX-05, protótipo da classe DPi com que tem conquistado inúmeras vitórias, quer em 2021, quer em 2022, temporada em que volta a estar na discussão do título de Campeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship – a uma prova do final da época lidera a série norte-americana, a meias com o seu colega de equipa Ricky Taylor – Filipe Albuquerque tem já um novo brinquedo em mira: o inédito ARX-06 LMDh com que irá partir à conquista dos títulos de 2023, uma vez mais integrado na equipa Wayne Taylor Racing. A Garagem falou com ele e partilha consigo as primeiras impressões!
Foi a 6 de Dezembro de 2021 que a Acura anunciou, oficialmente, que iria dar continuidade ao seu programa no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e, com isso, aderir ao mundo dos Le Mans Dayatona hybrid (LMDh), anunciando a criação do protótipo electrificado ARX-06 LMDh para 2023. Génese da nova categoria de topo Grand Touring Prototype (vulgo GTP) deste campeonato, a sua nova viatura de componente térmica e híbrida será entregue às duas actuais estruturas que habitualmente a representam: a Wayne Taylor Racing, casa norte-americana do piloto português Filipe Albuquerque e que, no próximo ano, continuará a defender as cores da marca, e a Meyer Shank Racing.
Envolvido no processo de desenvolvimento desde a primeira hora em que o novo modelo de competição da Acura foi pensado, o piloto de Coimbra está, por isso, familiarizado com o que lhe será entregue em 2023. Se numa primeira fase acompanhou a teoria, passou depois para a componente prática, duas experiências que partilhou com a Garagem.
“O primeiro contacto com o Acura ARX-06 LMDh foi muito bom, tendo ficado especialmente contente por ver o carro ao vivo. Há muito que já estávamos a trabalhar nele, desde os desenhos iniciais e, depois, com o ‘concept’, no ano passado, pelo que conseguir finalmente ver e tocar no carro foi algo de espectacular”, referiu. “Acho que a minha primeira reacção foi de choque por ver o quão grande era, muito maior do que o actual ARX-05, fruto dos novos regulamentos para os modelos híbridos que, entre outros, obrigam a um maior espaço para a colocação das baterias e do motor eléctrico atrás, estrutura muito mais complexa do que a actual”, confidenciou.
Entretanto passam-se seis meses, com a Acura a desvendar as primeiras imagens a 3 de Junho último, bastantes disfarçadas, cheias de efeitos na decoração, do seu protótipo ARX-06 – acrónimo para Acura Racing eXperimental, Gen 6 – o mais recente de uma bem-sucedida linhagem de viaturas de endurance (resistência) deste braço do grupo japonês Honda tem lançado desde o início de 1991, nomeadamente nas competições em solo norte-americano. É, por isso, o sucessor do actual ARX-05 DPi, modelo exclusivamente alimentado por um motor térmico V6 de 3,5 litros Acura AR35TT, com duplo turbo e 447 kW / 600 cv, associado a uma caixa de seis velocidades sequencial, viatura que o piloto de Coimbra ainda está a usar na luta pelos títulos – de Pilotos e Equipas – da presente época de 2022.
Desenvolvido segundo a futura e nova realidade dos LMDh para as corridas norte-americanas da IMSA, o novo Acura ARX-06 conta com um bloco híbrido AR24e: um V6 térmico agora de 2,4 litros, com duplo turbo e injecção directa, desenvolvido pela Honda Performance Development (HPD); e um motor eléctrico com especificação IMSA, com uma unidade geradora motriz (MGU) da Bosch e um pack de baterias com assinatura da Williams Advanced Engineering, que é transversal a todas as equipas e construtores. A caixa de velocidades sequencial XTrac de 6 velocidades, também com definições IMSA, é operada por patilhas.
Desenvolvido para ir ao encontro de um target de performance na ordem dos 500 kW / 670 cv (medidos no eixo traseiro), este bloco híbrido assenta num chassis em fibra de carbono desenhado pela ORECA – uma das quatro entidades aprovadas pela IMSA para o fornecimento de chassis (as restantes são a Dallara, a Ligier e Multimatic) – com 5,1 metros de comprimento, dois de largura e 1,06 de altura (acima do plano de referência), para uma distância entre eixos de 3.148 mm. O conjunto é coberto por uma estrutura desenvolvida no Acura Design Studio, entidade que também tem a seu cargo a aerodinâmica e o desenho dos sistemas de arrefecimento. A suspensão é de duplo triângulo do tipo pushrod, à frente e atrás, e os amortecedores são Penske. O roll-cage é da FIA, integrando uma célula em fibra de carbono para o condutor, cintos de seis pontos, sistema de entrada de ar e outro de supressão de fogo. A tracção é feita às rodas traseiras.
Primeiro contacto dinâmico no Kansas Speedway
Cerca de um mês depois, no início de Julho, decorria, em França, o primeiro shakedown do novo protótipo electrificado da Acura Motorsports, a que se seguiram dois dias de testes mais à séria, em que se fez uma primeira avaliação deste novíssimo ARX-06 LMDh que irá competir no IMSA WeatherTech SportsCar Championship 2023.
“Claro que ainda é cedo, mas devo dizer que estamos muito satisfeitos com os resultados quer das primeiras voltas, em Paul Ricard, a que se seguiram dois dias mais intensos, que se prolongaram noite dentro, tanto no sábado como no domingo”, referiu, na altura, David Salters, Presidente da Honda Performance Development e Diretor Técnico da equipa. “Todos na nossa equipa, da ORECA à HPD, Wayne Taylor e Meyer Shank, trabalharam em conjunto e extraordinariamente bem na preparação e realização destas voltas iniciais. Seguir-se-á, agora e verdadeiramente, o trabalho mais duro!”
Essas primeiras voltas estiveram a cargo de Matt McMurry, outrora piloto de corridas de resistência nos EUA (foi, entre outros, Campeão de Pilotos da categoria FTD) e por três vezes participante nas 24 Horas de Le Mans, sendo hoje engenheiro da HPD, e também de Ricky Taylor, colega de equipa do Filipe Albuquerque na equipa Wayne Taylor Racing.
Entretanto, também Filipe Albuquerque já fez o gostinho ao dedo, tendo-se mostrado maravilhado com as sensações: “O meu primeiro teste teve lugar no Kansas Speedway, gerando um novo conjunto de reacções iniciais igualmente muito boas, pese embora esta fase tivesse servido para fazer os primeiros quilómetros no carro, ao qual ainda não se podia exigir muito, pois há muita coisa por fazer, aos mais diversos níveis, tal como acontece aquando da preparação para o lançamento de um carro normal. Cada departamento da equipa – e agora temos mais um que é o da parte eléctrica – do motor de combustão, ao chassis, aerodinâmica, etc está concentrada nos diversos pormenores de um carro todo ele novo, realizando diferentes ‘shakedowns’, avaliando as diferentes reacções às alterações efectuadas.”
“É como que uma rodagem de avaliação do todo e dos diversos componentes individuais às particularidades e exigências de um circuito, muito antes de começarmos a pensar em fazer tempos ou alcançar resultados de relevo. Temos, pela frente, muitos outros testes, onde poderemos meter muitos quilómetros no ARX-06 GTP e prepará-lo para enfrentar a nova e muito competitiva época que se avizinha no Campeonato IMSA”, acrescentou, entusiasmado!
Seguiram-se mais uns quantos testes, nomeadamente em Magny Cours (França) e em Road Atlanta (EUA), até que a marca norte-americana de raízes nipónicas se decidiu a fazer a apresentação oficial do conjunto. Foi a 19 de Agosto último, no “The Quail”, encontro de desporto motorizado em Carmel, no estado norte-americano da Califórnia, onde foi mostrada a nova máquina, para já ainda e só sob as cores da Acura.
“O conceito de ‘Precision Crafted Performance’ está no coração de tudo o que fazemos na Acura”, afirmou, nesse evento, Jon Ikeda, Vice-Presidente e Responsável de Marca da Acura. “Como marca de performance temos que estar nas corridas, tão simples como isso. O actual protótipo ARX-05 e os NSX GT3, baseados nos modelos de estrada, provaram ser vencedores de corridas e de campeonatos, corridas nas pistas de toda a América do Norte. Agora, com a apresentação do novo e electrificado Acura ARX-06 estamos ansiosos por batalhar com os restantes construtores premium de todo o mundo e a dar continuidade à nossa veia vencedora.”
“A HPD soma um historial de 30 anos de vitórias em corridas e em campeonatos, não apenas nas corridas de resistência. Somos HPD. Competimos, desenvolvemos os nossos engenheiros e tecnologias a partir das corridas. Contamos com um enorme legado, passado e presente. É o que fazemos como entidade de motorsport da Acura e da Honda na América do Norte. Mal podemos esperar por desafiar nas pistas a Porsche, BMW e GM na nova série GTP, o pináculo da IMSA. Reconhecemos tratar-se de um enorme passo. Temos muito para aprender, mas é essa a razão porque competimos”, acrescentou David Salters, Presidente & Director Técnico da HPD.
A ansiedade crescente com vista à estreia em 2023, no Rolex Daytona 24H
E é de facto em 2023 que oIMSA WeatherTech SportsCar Championship entrará numa nova era, electrificada, reservada aos protótipos de motorização híbridaintegrados na nova categoria GTP.
Um deles será o Acura ARX-06 LMDh do piloto português, que resumiu assim as suas expectativas face essa nova realidade: “Sinto-me um privilegiado e estou muito feliz por novamente estar envolvido com um construtor desde o início do desenvolvimento de um carro, processo que já antes sucedeu com a Audi, no desenvolvimento de um carro [nota: R18 e-tron quattro diesel hybrid] que contava com uma unidade térmica Diesel e um motor eléctrico. Agora temos um motor V6 a combustão, turbo, de 2,4 litros, associado a um motor eléctrico, bem mais pequeno e igual para todos, segundo a regulamentação da categoria. Começar, desde o início, todo este processo, é algo espectacular!”, acrescentou.
“Vamos, portanto, entrar numa nova era que eu diria quase que a melhor era de sempre do Motorsport de resistência. Vamos poder contar em 2023 já com cerca de seis ou sete construtores – incluindo a Acura, marca que represento oficialmente, integrado na equipa Wayne Taylor Racing – e, para 2024, com a chegada de outras marcas, vamos ali chegar aos oito ou nove marcas que, por exemplo, a fazerem Le Mans ou Daytona, disputando a vitória à geral, não há qualquer registo disso no passado, pelo que é fantástico!”
“Começar desde o início este processo com a Acura é muito bom, sendo que o facto da HPD e da Honda Racing estarem a sair da Fórmula 1, concentrando-se neste projecto – que passa a ser o seu mais importante no mundo da competição automóvel – pelo que estou muito contente por ser parte dessa família e por ser eu e o Ricky Taylor os dois pilotos para fazer o desenvolvimento de raiz do Acura ARX-06”, sublinhou este que é um dos nossos representantes do outro lado do Atlântico.
Pela frente, em 2023, Filipe Albuquerque terá 10 corridas, numa série que começará em finais de Janeiro com a Qualifying Race de Daytona, com 1 hora e 40 minutos de duração, no fim-de-semana imediatamente anterior ao das icónicas Rolex 24 at Daytona. O restante calendário contará com uma jornada de 12 horas (Sebring), outra de 10 (Road Atlanta) e ainda outra de 6 (Watkins Glen), sendo de menor duração as restantes: de 2 horas e 40 minutos as de Laguna Seca, Motorsports Park (no Canadá, a única incursão fora dos EUA), Road América e Indianápolis, outro traçado de renome que regressa ao Campeonato IMSA, depois da anterior edição se ter corrido em 2014, e, por último, a menos extensa do ano, o Grand Prix of Long Beach, com 1 hora e 40 minutos de duração.
Para saber mais sobre o Campeonato IMSA e sobre a nova categoria GTP a estrear em 2023, bem como para ver as diferenças dos LMDh para os Hypercars do Mundial de Endurance, convidamo-lo/a a ler (ou reler) o texto “Hypercars, a Fénix do mundo da Endurance”, publicado há um mês aqui na Garagem.
Em luta pelos títulos de 2022, os últimos da era DPi
A uma prova do final da temporada 2022 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a dupla Filipe Albuquerque / Ricky Taylor lidera o ranking de Pilotos, contando com uma curtinha vantagem de apenas 19 pontos sobre a dupla Tom Blomqvist / Oliver Jarvis, sendo os únicos que, matematicamente, podem alcançar o título, deixando ao largo os adversários das quatro formações da Cadillac, a única outra marca a disputar o título dos DPi, e que conta com uma estrutura própria e mais três equipas-satélite.
A mesma lógica é válida no campeonato de Equipas, com o ARX-05 nº 10 da equipa Wayne Taylor Racing – Konica Minolta Acura a contar com essa mesma vantagem pontual sobre montada idêntica, com o nº 60, da equipa Meyer Shank Racing w/ Curb Agajanian, num ceptro que, assim sendo, já não fugirá a uma destas duas estruturas representantes da Acura Motorsport. Em termos de Construtores, a actual pontuação da Acura assegura-lhe, matematicamente, o ceptro de 2022, face à Cadillac.
Nas nove corridas já disputadas, a dupla luso-americana conquistou quatro vitórias e um 2º lugar, mais o 1º lugar na Qualifying Race das 24 Horas de Daytona, resultados que, em conjunto com os restantes do ano, lhes garantem um total de 3.066 pontos. Já o duo britânico conta, entre outros, com uma vitória e mais cinco segundos lugares, somando 3.047 pontos. As pontuações são as mesmas em termos das duas equipas acima referidas.
Road Atlanta, as 10 horas de todas as decisões!
Está, assim, apenas por disputar a Motul Petit Le Mans, 12ª e última corrida do ano, num total de 10 horas em redor do traçado de Michelin Raceway Road Atlanta, no estado da Georgia, onde tudo pode acontecer. Isto porque o Qualifying atribui 35 pontos a quem fizer a pole, 32 ao segundo mais rápido nessa derradeira sessão de treinos e depois 30 ao terceiro; já a Corrida tem 350 pontos para o vencedor, 320 para o segundo classificado e 300 para o terceiro.
Ou seja, Albuquerque e Taylor – que quererão ultrapassar o desaire de há um ano, quando, neste mesmo traçado, perderam o campeonato de Pilotos – serão sempre Campeões se terminarem à frente de Blomqvist / Jarvis quer no Qualifying, quer na Corrida. Tudo o resto dependendo das posições que ambas as duplas ocuparem na grelha de partida, numa contabilidade que é melhor só fazer uma vez terminada a prova.
Uma coisa é certa, haverá garra, muita acção e, decerto, também muito calor em pista nesta jornada decisiva do 2022 IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a derradeira dos actuais protótipos da categoria DPi. Um combate a não perder nas plataformas – de TV ou online – que fizerem transmissão directa. O Qualifying está agendado para as nossas 20h40 / 21h45 (em Portugal Continental; 15h40 / 16h45 locais) de 6ªF, dia 30 Setembro); o início desta Corrida de 10 horas está agendado para as nossas 17h10 (12h10 locais). Para saber mais detalhes consulte o site oficial da IMSA.
Vá lá Filipe, só mais um derradeiro esforço para que esse caneco fique gravado com as cores Portugal!!!
Fotos: Oficiais / Acura Motorsports, Honda Racing, Filipe Albuquerque (Facebook)