Os modelos mais baratos do mercado em Portugal – Edição 2022
No seguimento de um artigo que elaborámos no ano passado, decidimos voltar a reunir os modelos mais baratos de cada marca disponíveis no mercado nacional. Numa altura em que os preços não parecem parar de aumentar e em que a disponibilidade de automóveis para entrega é, também, algo incerta, o processo de escolha de um novo automóvel deve ser devidamente ponderado, talvez mais do que nunca.
Por isso, um ano depois, voltámos a consultar os websites oficiais das marcas com representação no nosso país e seleccionámos os modelos mais baratos propostos por cada uma delas, desde que o preço anunciado não excedesse os 50 mil euros. Não que esse seja o valor abaixo do qual achamos que o conceito de “barato” se aplique, mas escolher veículos acima desse segmento de preço pareceu-nos, no mínimo, desajustado considerando o âmbito deste trabalho.
Não tivemos o prazer de conduzir todos os modelos aqui mencionados e quando o fizemos, raramente foram as versões de acesso aqui reunidas. As fotografias são, também, meramente exemplificativas do modelo, podendo não representar a versão ao qual o respectivo preço anunciado se aplica. Por aqui não faltam os mais comuns SUV familiares e utilitários, modelos 100% eléctricos, híbridos, aventureiras pick-up, modelos que têm, na verdade, honras de estreia para a nova ou renascida marca que representam e, até mesmo, verdadeiros desportivos.
Ainda a Dacia
O Dacia Sandero com motor de 65 cavalos continua a ser o modelo mais barato do mercado e no outro extremo desta nossa análise posiciona-se o Volvo XC40 Recharge com motorização híbrida plug-in de 211 cavalos. Dos 36 modelos considerados, 50% apostam em motores com menos de 100 cavalos e dez modelos apostam numa carroçaria SUV ou na idêntica inspiração crossover, seja num pequeno e prático veículo citadino como o Suzuki Ignis até a uma proposta mais familiar como o novo Alfa Romeo Tonale, modelo que traremos em breve à Garagem.
No que diz respeito a preços, dezoito dos modelos aqui reunidos são propostos por um preço abaixo dos 20 mil euros, nove modelos posicionam-se entre os 20 mil e os 30 mil euros, seis colocam-se imediatamente acima e abaixo dos 40 mil euros, sendo que apenas três marcas propõem o seu modelo mais barato acima deste valor e abaixo do nosso limite de 50 mil euros.
Repetimos duas marcas, as francesas Citroën e Renault, uma vez que propõem soluções de quatro rodas que, na verdade, não são automóveis: os originais quadriciclos eléctricos Ami e Twizy. Para todos os efeitos são os veículos de quatro rodas mais baratos que comercializam e assim, dado o actual momento de transição por que passa o sector e as soluções de mobilidade individual, não os podíamos deixar de fora. Está escolhido?
Nota 1: preços comunicados nos sites oficiais das marcas à data da publicação deste artigo
Nota 2: as fotografias podem não representar as versões consideradas para este artigo