Team Portugal nas Olimpíadas do Motorsport 2022
Aproxima-se a data dos “FIA Motorsport Games 2022”, evento à imagem dos tradicionais Jogos Olímpicos que há muito conhecemos, mas aqui colocando-se, frente a frente, perto de um milhar de virtuosos do volante num total de 17 disciplinas do desporto motorizado. Serão cinco dias em que estarão envolvidas selecções de dezenas de países, como o Team Portugal, que inscreve um total de 12 pilotos – 7 “eles” e 5 “elas” – divididos pelo karting, Fórmula 4, ralis, cross car, drifting e nos cada vez mais populares eSports.
Guilherme Matos (Cross Car Junior), João ‘Janita’ Vieira (Drifting), João Cavaca (Esports), Manuel Espírito Santo (Fórmula 4), Sofia Correia, Mariana Machado, Rita Teixeira e Anastacia Khomyn (Karting Endurance), Rodrigo Seabra (Karting Sprint Junior), Francisca Queirós (Karting Sprint Senior) e, finalmente, a dupla Ricardo Sousa / Luís Marques (Rally4). São estes os nomes que, no final do mês de Outubro, irão levar consigo para Marselha as cores bandeira verde-rubra, exibindo-as nas suas viaturas e nos seus fatos de competição. Integrados no Team Portugal, irão bater-se com congéneres de outros países, dos quatro cantos do mundo, nos “FIA Motorsport Games”, um evento multidisciplinar delineado pela FIA em 2019 e que, à semelhança de tantos, viu a sua segunda edição adiada para 2022 devido à pandemia.
Com a situação sanitária agora mais controlada, é esperada uma enchente de valores nesta região francesa, quando, entre os dias 26 e 30 de Outubro, todos se encontrarem nos diferentes locais definidos pela organização para a realização desta espécie de “Jogos Olímpicos” do desporto automóvel. A pouco menos de duas semanas do fecho das inscrições, são já muitas as entidades federativas nacionais que designaram a selecção que as representará, esperando-se que atinja bem mais do que os 49 países que estiveram presentes na jornada inaugural de 2019, em Vallelunga, nos arredores da capital italiana.
Portugal foi uma delas, então participando em quatro eventos: Karting Slalom, onde Matilde Maria e Martim Maria, com um 4º lugar em conjunto, foram os que mais próximos ficaram de uma medalha; Drifting, com Diogo Correia (BMW), piloto que se ficou nos quartos-de-final, depois de ter sido o melhor nas Qualificações; GT Cup, com Pedro Ramos e Henrique Chaves (Audi R8 LMS GT3) a registarem um 10º lugar na corrida Final; e Fórmula 4, onde Mariano Pires regressou a casa com um 13º lugar entre várias dezenas de inscritos na modalidade.
A vontade lusa é, por isso e nesta segunda edição, de se fazer mais e ainda melhor, apostando o nosso país num bem mais alargado e abrangente leque de virtuosos do volante, grupo todo ele estreante nestes jogos, mas pronto para lutar pelas medalhas de ouro, prata ou bronze nas oito áreas em que estarão envolvidos, do total de 17 disciplinas que esta edição contempla. Destaque ainda para o facto de termos uma equipa 100% feminina numa das categorias, numa crescente diversidade e comprovativo da aposta que a FIA está a fazer, com a iniciativa “Girls on Track”.
Para a FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, pela voz do seu presidente, Ni Amorim, “Este é um evento na linha dos Jogos Olímpicos e que pretende ser um marco no cenário mundial. Com a chancela da FIA, será uma verdadeira demonstração de talento para o mundo. A nossa representação é muito maior este ano do que a de 2019, num conjunto jovem mas experiente de pilotos que vão tentar trazer o maior número de medalhas possível para Portugal”.
“Acredito, seriamente, que o investimento feito nestas áreas trará dividendos para todos os pilotos envolvidos, bem como para o desporto automóvel nacional. Estamos, também, muito satisfeitos por poder inscrever cinco pilotos femininas. Num desporto maioritariamente masculino, onde a igualdade de género tem evoluído, embora muito lentamente, congratulamo-nos com as escolhas que apresentamos para estes jogos. Estamos certos de que irão lutar de igual para igual e que irão alcançar os objetivos que estabeleceram: lutar pelos melhores resultados. Desejamos sorte a todos os nossos atletas”, acrescentou.
Antes da sua partida para Marselha, os pilotos nacionais irão participar numa Conferência de Imprensa, que terá lugar no dia 12 de Outubro, pelas 18h30, no edifício do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.
Mais de um milhar de pilotos em liça pelas medalhas
Combinação entre desporto, cultura e educação, os FIA Motorsport Games, pretendem criar um ambiente que eleve os valores do respeito, da unidade e da igualdade de oportunidades. Mais de um milhar de pilotos, amadores e profissionais, de todo o planeta e com os mais diversos patamares do desporto motorizado, irão competir pelas medalhas, defendendo as cores da bandeira do seu país.
Antecipando o sucesso esperado até à data de encerramento das inscrições, dia 25 de Setembro, Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, destaca: “A participação nos FIA Motorsport Games gera inúmeros benefícios para todos, dos competidores de base aos atletas de topo. Este evento verdadeiramente internacional une a comunidade global da FIA e permite que os participantes hasteem, orgulhosamente, a bandeira do seu país. Os jogos apresentam uma plataforma para o desenvolvimento de novas disciplinas e enquadramentos desportivos. São fundamentais para incentivar a participação local, fomentar a diversidade e tornar o desporto mais acessível, a nível individual e financeiramente. Para os talentos em desenvolvimento em particular, representam uma grande oportunidade para demonstrar as suas capacidades perante um público receptivo, ao mesmo tempo que se criam novos modelos que, por sua vez, irão permitir inspirar as gerações futuras.”
Recorde-se que a primeira edição dos FIA Motorsport Games decorreu em 2019 no Circuito de Valleluga, nos arredores de Roma (Itália), ali reunindo-se 49 países e 192 pilotos, uma estreia que contemplou apenas seis categorias, atribuindo-se as inerentes 18 medalhas de ouro, prata e bronze, números que, nesta segunda edição, serão completamente obliterados.
A começar pelas agora 17 disciplinas – Auto Slalom, Cross Car Jr, Cross Car Sr, Endurance, Formula 4, Esports, GT, GT Sprint, Historic Rally, Drifting, Karting Endurance, Karting Slalom, Karting Sprint Jr, Karting Sprint Sr, Rally2, Rally4 e Touring Car – e que se dividirão pelas três bases de competição, o Circuito de Paul Ricard, o Complexo de Autocross de Veynois e as estradas de alcatrão de St. Baume.
No perímetro do popular circuito gaulês decorrerão as provas de Karting, porta de entrada de tantos pilotos que depois evoluem para os diferentes patamares das corridas, nomeadamente em circuito. A vertente “Slalom” terá pares masculinos/femininos com idades até aos 16 anos, seguindo-se a “Endurance” e a “Sprint”, esta dividida em classes júnior e sénior. Há, ainda, uma outra categoria de “Slalom” mas para automóveis eléctricos, fornecidos pela FIA, também para equipas mistas de dois pilotos. A agora denominada Endurance, categoria aberta a viaturas LMP3 e GT3, conjugará um evento Sprint para pilotos profissionais e uma GT Cup, aqui com duplas de pilotos, um profissional e outro amador, terminando-se as batalhas com a vertente de Fórmula 4, reservada a pilotos com carreiras ainda curtas nos monolugares.
Já o Cross Car (Júnior e Sénior) terá as suas provas no Complexo de Autocross Veynois, perto de Gap, enquanto os Ralis – para equipas em viaturas das categorias Rally2 (quatro rodas motrizes) e Rally4 (2WD) – terão como base as estradas de alcatrão de Sainte-Baume, região que também receberá os concorrentes aos comandos das máquinas inscritas no Historic Rally.
Proposta em ascensão, a vertente eSports não foi esquecida nesta edição, dando-se oportunidade aos gamers com mais de 16 anos de idade de competir a nível mundial, sem precisarem de licenças federativas, lutando num mundo virtual na segurança dos melhores simuladores do planeta.
Curiosidade entre os países participantes estão, entre outras, a estreia nos jogos de bandeiras da Argentina, Chile, Nepal, Panamá e Perú, ou os que em mais disciplinas se inscreveram, com a particularidade de que a Bélgica pretende lutar pelas medalhas de todas as 17 categorias, mais uma do que a Alemanha, cuja autoridade nacional se inscreveu em 16. Portugal, como se disse acima, terá os seus representantes e as suas cores em oito delas. Os restantes países deverão ser, na sua grande maioria, repetentes da edição de 2019, mais uns quantos que, a seu tempo, serão anunciados na página oficial da iniciativa.
Tal como nos Jogos Olímpicos tradicionais, esta segunda edição dos FIA Motorsport Games irá arrancar com uma Cerimónia de Abertura, a realizar nas instalações do MuCEM (Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée), joia cultural de Marselha, no dia 26 de Outubro, com uma parada de apresentação dos atletas, sob a cor das respectivas bandeiras. Findas as apresentações deste, seguem-se os habituais clamores de “Motores em Marcha” e “Que Ganhem os Melhores”!
Fotos: Oficiais / FIA Motorsport Games; AIFA/Jorge Cunha (Rally4 – R Sousa); Visual Studios (Drift – João ‘Janita’ Vieira), Mariana Machado (Karting, Facebook)