Uma Ford Transit de ralis? Sim, já houve… ou quase!
Para além das SuperVan mais adaptadas a ambientes de velocidade pura, em circuito ou rampas, tema que a Garagem abordou em Julho último, sabia que a Ford também já fez umas quantas Transit associadas à temática dos ralis? A primeira surgiu em 2001, uma World Rally Transit que, combinando todos os conteúdos que se esperam de um veículo de assistência a uma equipa oficial, tinha a particularidade de, visualmente, se parecer com um carro de ralis. Outras houve, depois, digamos mais civilizadas, para se usar no dia-a-dia!
Adoptando o mesmo look dos Focus WRC da época, fruto da aplicação de uma referencial conjugação de cores e logos da Martini Racing, da Telefonica Movistar e da Valvoline, surgiu nas estradas uma Transit de ralis que, muito naturalmente, se viu sublimada por outros mimos, nomeadamente ao nível mecânico.
Aqui a aposta recaiu num bloco Diesel, um Ford Duratorq de 2,5 litros com cerca de 200 cv e afinação específica, a que se juntaram suspensões mais rígidas, difusores de ar e jantes OZ 18×8 criadas para o efeito, entre outras, garantindo-lhe uma velocidade máxima na ordem dos 200 km/h.
Lá dentro montava-se um obrigatório roll-bar de competição, bacquets Recaro e os cintos de quatro pontos para piloto e navegador, volante específico Momo e muita da instrumentação que, à altura, era parte dos tabliers dos Focus WRC oficiais. A completar o boneco, uma matrícula “W1 WRT”, igualmente exclusiva, o nº 4 nas portas e, na base dos vidros triangulares laterais, os nomes da inesquecível sonante dupla da equipa, Colin McRae / Nicky Grist.
No ano seguinte a World Rally Transit sofreria um ligeiro processo de lifting, num processo que envolveu um novo layout de cores, passando a ser o nº 5 a aparecer nas portas, numeração idêntica à que a dupla McRae / Grist tinha no seu Focus WRC ‘02, carro de ralis também entretanto evoluído.
E também houve Transit “WRC” mas mais reais
Catorze anos mais tarde, ano em que o furgão original que lhe servia de base já comemorava o seu 50º aniversário, mas que continuava a vender como pãezinhos quentes, foi a M-Sport quem meteu mãos à obra, apresentando uma Transit Custom de cunho WRC mas visualmente bem mais civilizada, pois destinava-se à comercialização em alguns mercados, assinalando esse feito quase raro.
Desta co-criação de 2016, feita com a Carlex Design e Van-Sport, destacam-se os difusores de ar colocados abaixo dos robustos pára-choques, os spoilers e outras alterações na carroçaria, as jantes OZ de 18 polegadas, uma dupla saída de escape, ou ainda as suspensões Eibach, que lhe davam uma menor altura ao solo, tudo para um verdadeiro look de ralis, nas estradas.
No interior, bancos, volante e cluster de instrumentação mereciam trabalho dedicado. De base com um bloco Diesel, esta M-Sport Transit Custom também podia ter um motor a gasolina e interiores em Alcantara. De produção limitada, as unidades vendidas eram numeradas, contendo uma placa específica.
O conceito teria continuidade em 2020, quando a Ford e os especialistas da MS-RT lançaram em alguns mercados novas versões WRC dos furgões Transit Custom e Transit Connect, aqui integrando-lhes um conjunto de alterações ao nível da carroçaria. Mantendo intactas as suas restantes capacidades ao nível do transporte, estas vans destacam-se da multidão nas entregas que fazem, não só por essas particularidades do kit de carroçaria, como pelas vibrantes cores, saídas da palete da divisão Ford Special Vehicle Options (SVO).
Hoje, com o advento da electrificação, a menina bonita da marca norte-americana é, como lhe dissemos há uns meses, uma Ford Pro Electric de 2.000 cv, brinquedo de performances quase estratosféricas, a heroína do texto “Ford SuperVan, Capítulo 4: Alta-voltagem!”, texto que poderá (re)ler e em que também se mostram as demais propostas sob a assinatura “SuperVan”, criadas pelo braço europeu da casa de Detroit.
Quanto à World Rally Transit, é hoje parte da Heritage Collection da marca, aparecendo, aqui e ali em eventos dedicados onde a sua imponente presença não passa despercebida.
Fotos: Oficiais / Ford e M-Sport