Audi A3 Limousine 30 TFSI S line – O maior com o mais pequeno
Os mais distraídos vão achar que este Audi com carroçaria de três volumes é só mais um bom A4 com motor TDI como muitos outros que por aí andam a acumular quilómetros, uma grande parte deles integrado num muito relevante mercado das frotas. Mas não. Não só este Audi é um A3 com carroçaria Limousine, menos vista, menos prática, mas mais elegante do que o mais comum A3 Sportback, como dispõe, nesta versão 30 TFSI, de um pequeno motor turbo, a gasolina, o competente 1.0 TSI com 110 cavalos.
Parece pouca potência, bem sei, e o A3 é um automóvel que, quer a nível visual, quer a nível de capacidades do chassis, pede mais cavalos debaixo do pé direito, mas para aquilo que são as exigências e necessidades da maior parte dos condutores, 110 chegam bem. Sim, não se podem esperar acelerações fulminantes de um motor com tão baixa cilindrada, ainda que “ampliada” pela magia da sobrealimentação, mas também os números “1.0” e “110” não traduzem aquilo que são as verdadeiras capacidades deste pequeno motor que, no caso do A3 Limousine, tem de puxar qualquer coisa como 1.350 kg, um valor que é, até, bastante contido para a realidade atual.
30 TFSI é sempre manual
A versão ensaiada está apenas disponível com caixa manual de 6 velocidades, uma quase raridade nos parques de imprensa nacionais que me soube muito bem encontrar. Precisa e confortável, casa bem com o “mil” para o levar aos 210 km/h de velocidade máxima – se quiseres arriscar fazê-lo – ou para ajudar os consumos a manterem-se baixos. Sem surpresas, o compacto, mas enérgico TSI, fechou este ensaio de quase 500 quilómetros com uma boa média final de 6,3 lt/100 km, um teste que se realizou, em grande parte, por estradas nacionais, mas com alguma cidade à mistura.
Como acima disse, o chassis do A3 suporta muito mais potência, mas isso também não significa que não se consiga usufruir das suas capacidades dinâmicas com apenas 110 cavalos. E essas capacidades são bastante boas, ainda que esta versão não esteja equipada com suspensão independente atrás, nem tão pouco com amortecimento variável. Ainda assim, é sempre ágil a mudar de direcção e muito estável a curvar depressa, sem com isso recorrer a uma suspensão rija, o que permite manter um bom nível de conforto a bordo, a combinação ideal para uma berlina compacta pensada para ser usada todos os dias da semana, em todas as ocasiões.
A qualidade que se espera encontrar
Por dentro, e começando pela frente, este Audi é isso mesmo, um Audi, transmitindo uma imediata e muito agradável sensação de qualidade. Aprovo o design, bem como a qualidade da maior parte dos materiais, existindo, como seria de esperar, outros plásticos menos nobres onde os olhos raramente vão e onde as mãos não chegam. As portas de trás, como é habitual, também não dispõem da mesma qualidade de acabamento das da frente. Aprovo o volante desportivo, o completo painel de instrumentos digital, os controlos físicos para a climatização, bem como o pequeno botão que permite que o passageiro possa também controlar a música a bordo. Já os botões dos vidros não só têm um toque pouco premium como a sua actuação não é a melhor. Tal como o irmão SUV, o Q3, ambos merecem botões melhores e de mais fácil controlo.
Já os bancos são óptimos, inclusivamente atrás, bem desenhados e com suporte adequado para as pernas. Para os joelhos não faltam centímetros livres, mas o túnel central é, infelizmente, enorme, o que, em conjunto com a posição elevada do lugar central, quase elimina a possibilidade de ali viajar uma pessoa com 1,8 metros de altura. Nos lugares laterais, também se faz sentir o efeito do tejadilho descendente, mas há espaço suficiente para a cabeça. A bagageira tem 425 litros de capacidade, superando a da carroçaria Sportback em 45 litros, mas a acessibilidade é inferior, uma vez que o terceiro volume deste Limousine não lhe permite ter um bocal de acesso muito amplo. Ganha-se, para alguns, em estilo e elegância, mas perde-se, para todos, alguma versatilidade e sentido prático.
Campanha é argumento
Voltando à questão dos números, mas agora o do preço, este A3 Limousine 30 TFSI S line tem um preço base de 33.108 € aos quais é preciso adicionar 2.625 € justificados pela pintura metalizada, bancos desportivos, jantes opcionais de 17 polegadas, pacote de luzes interiores em LED, pacote visual Black e pelos vidros traseiros escurecidos. No total, são 35.733 € que felizmente se transformam em 31.250 € devido a uma campanha em vigor à data da publicação deste artigo. Um estilo diferente, mais clássico, com a solidez de construção e qualidade a que a Audi nos tem vindo a habituar. E sim, para o comum dos mortais, esta versão 30 TFSI, com motor 1.0 e não 3.0 litros, chega bem.