Com a Alpine, de A110 GT4, no Lisboa Games Week
A convite da Alpine, fui até ao circuito britânico de Brands Hatch acelerar o brilhante A110 GT4. Só que não. Infelizmente, não fui. Fui, sim, até à FIL, vivenciar uma experiência virtual que é, na verdade, bem realista, muito por culpa dos cada vez melhores simuladores de condução que ali pude experimentar. O resultado final não foi brilhante, mas um lugar no degrau mais baixo do pódio entre os convidados de imprensa acabou por não ser assim tão mau.
Esta oportunidade surgiu por ocasião do Lisboa Games Week, evento que se realizou na semana passada e que ali levou cerca de 100 mil visitantes, fossem eles jogadores pontuais, fãs assumidos ou apenas curiosos pelo mundo das tecnologias e videojogos onde a vertente dedicada à competição automóvel reúne um cada vez maior número de interessados. A Alpine promoveu assim uma competição na semana anterior ao evento, com vista a apurar dezasseis pilotos virtuais para disputar uma grande final no sábado dedicado ao evento. As finais foram transmitidas em direto no Canal Twitch da SIC Advance e contaram com mais de 1100 visualizações online.
A marca francesa foi também a primeira marca a promover uma competição própria de eSports em solo nacional, recorrendo, neste caso, ao software Assetto Corsa Competizione e ao Alpine GT4, fielmente reproduzido por aquele simulador de condução automóvel. Este simulador de condução recria as pistas e automóveis de competição ao mais ínfimo pormenor através da tecnologia “laser scan” que faz com que o desvio máximo admissível entre a pista virtual e a real seja apenas de dois centímetros.
Em 2021 e 2022 realizaram-se em Portugal os primeiros Campeonatos FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) de Portugal de Simulação Automóvel, promovidos e organizados pelo ACP e pela Sports & You. Para este efeito, licenciaram-se para concorrer nesses campeonatos mais de 1000 pilotos virtuais, número que atesta o sucesso da disciplina automóvel no mundo dos eSports.