Primeiros passos lusos em iniciativa da Hot Wheels
Decorreu, há dias, a Grande Final Mundial da iniciativa “2022 Hot Wheels Legends Tour”, em que o projecto vencedor se verá recriado para a colecção desta reputada marca de miniaturas. A presente edição destacou-se pela estreia conjunta da região ibérica, contando-se com candidaturas oficiais de ambos os lados da fronteira a uma potencial miniaturização dos automóveis reais aos semelhantes a uma escala de 1:64. Ainda que os resultados dos projectos lusos (ainda) não lhes tenham dado a desejada ascensão ao estrelato – o melhor foi o BMW “E30” 325iS de Luis Ribeiro – decidimos dar eco a esta primeira tentativa, como trampolim para o tema. Quem sabe se entre o público da Garagem não temos um potencial futuro vencedor!
De entre todos os que, em criança, brincaram com carrinhos de miniatura, nomeadamente da popular marca Hot Wheels, quem nunca sonhou em ter um exemplar exclusivo, só seu? Um carro que vimos algures nas ruas e que queríamos, de alguma forma, conseguir encolher, ou outro que desenhámos a carvão ou a cores, uma e outra vez, nos nossos cadernos da escola? Pois, isso é hoje possível graças a uma iniciativa denominada “Hot Wheels Legends Tour”, evento cuja Grande Final de 2022 acabou de ter lugar nos EUA, em transmissão online para todo o mundo, a partir da Jay Leno’s Garage, propriedade hiper-recheada do popular apresentador / coleccionador norte-americano.
Se o vencedor desta quinta edição da iniciativa acabou por ser um peculiar Autozam ‘Texas Toot’ Scrum, uma espécie de monster truck miniaturizado criado pelo norte-americano Craig Meaux (já lá iremos), houve milhares de outros candidatos, dos quatro cantos do mundo – Portugal incluído – que se envolveram nas múltiplas batalhas realizadas a níveis regionais. Todos tinham os olhos no troféu máximo de 2022, a recriação do seu conceito real (1:1) a uma bem mais pequena escala de 1:64, que passará a constar do catálogo mundial da marca norte-americana, da multinacional Mattel.
Melhor projecto luso: um BMW “E30” 325iS diferente dos demais
E eis que, pela primeira vez na história desta já muito popular iniciativa, Portugal foi parte integrante do processo, numa Final Regional organizada a mielas com os nuestros hermanos. Foi a 24 e 25 de setembro último que se realizou o “Hot Wheels Legends Tour Espanha & Portugal 2022”, reunindo no circuito de Cartagena centenas de viaturas, incluindo grande parte das inscritas na iniciativa, sendo que nem todas puderam comparecer.
Quanto a candidatos lusos, o lote resumiu-se a apenas 15 projectos, todos sonhando com um único lugar disponível para representar a região numa das Semi-Finais e, se ultrapassada essa fase, ascender à tal Finalíssima nos States. Em termos de resultados, o melhor projecto luso – um exuberante BMW “E30” 325iS, de cor Ruby Red Metallic e características norte-americanas – alcançou, segundo a organização “um lugar no top-32”!
Aqui na Garagem achámos por bem destacá-lo quanto mais não seja porque, afinal, fomos nós a surpreender Luis Ribeiro, proprietário do dito, com a notícia do feito, ele que, por razões de agenda, não pôde estar presente fisicamente em Cartagena!
Convidámo-lo a resumir a história deste exemplar único, “um carro de 1984 que começou por ser vendido na África do Sul como um 320i, para em 1993 vir para Portugal. Comprei-o em 2016 para o restaurar, processo que durou cerca de dois anos e meio”, partilhou Luis Ribeiro com a Garagem. “Tinha volante à direita e foi reconvertido para volante à esquerda; já em termos mecânicos fiz um ‘swap’, substituindo o bloco original de seis cilindros m20b20, por um ‘irmão’ mais forte, o m20b25 do 325i, de 1986. Visivelmente destaca-se pelo avental da frente e, claro, pelos pára-choques mais compridos, que caracterizam as versões norte-americanas. Ou seja, com outros detalhes que lhe foram sendo integrados, neste momento está um puro ‘US spec’”.
Desses pozinhos extra que lhe foram aplicados, uns saltam à vista e outros só os mais atentos poderiam identificar. Para lá do bloco de seis cilindros de 2,5 litros (168 cv às 5800 rpm e 222 Nm às 4.300 rpm), este “E30” tem uma reduzida a altura ao solo fruto da suspensão a ar Airlift Performance, com gestão 3H, e conta com múltiplos detalhes aerodinâmicos, de aventais a deflectores de vento Kamei e um lip MTech na mala, bem como entradas de ar suplementares para refrigeração, faróis Startec e de nevoeiro com tampas Hella. Juntou-se-lhe um set de jantes BBS Rs de 17 polegadas, com abas Radinox, e pneus Nankang NS-20 195/40 (à frente) e 205/40 (atrás), uma dupla saída de escape e o característico window louvre, persiana colocada no vidro traseiro de tantos “E30”. Já o interior foi aprimorado com um volante BBS com detalhes em madeira, estofos em pele, mantendo o rádio original BMW Business entre outros detalhes característicos da geração.
Foi com estes conteúdos que o reconhecido profissional da arte do tuning encimou o pódio luso desta edição ibérica da iniciativa da Hot Wheels, top-3 que se completou com o Toyota Celica TA22 de Carlos Lourenço e o BMW “E36” 318tds submetido a concurso por Lucas Cunha.
À questão de porquê participar, Luis Ribeiro respondeu: “Por um lado, deve-se à amizade que tenho com os responsáveis de Eurocrew, co-organizadores do evento, estando ambos ligados ao mundo automóvel. Depois, este tipo de iniciativas, pela sua importância e visibilidade, nomeadamente a que a própria Hot Wheels pode dar aos nossos pequenos projectos, resulta no facto de que, no final e independentemente do resultado, acabámos por ver reconhecido algo que criámos. Eu, como amante do mundo dos carros e da sua transformação, teria de ser parte integrante deste evento.”
Quanto ao consagrado desta Final Ibérica, foi o Nissan Skyline R33 1JZ da autoria de Marc Huertes, viatura que, segundo o júri – composto por Fran Valle, jornalista e criador de conteúdos, Mario Godoy e Ralph Benitez, ambos designers da Hot Wheels – “é um conceito que está completamente de acordo com a sua utilização: queimar pneus”.
Quem de 24 escolhe dez…!
Representando a região Ibérica, Huertes e o seu Skyline R33 1JZ juntaram-se, assim, aos vencedores das restantes 23 finais regionais, contando-se, entre eles, mais três conceitos europeus: um C3 Corvette (1980) oriundo da Polónia, um VW Puma GTE (1976) da Alemanha e um Ford Anglia 105e (1963) do Reino Unido. Os restantes eram oriundos das fases regionais da América do Norte (11), da América Latina (3) e da Ásia-Pacífico (6).
As criações foram do mais ao menos exuberante, com propostas mais lógicas e outras saídas de imaginações desmedidas, com base em conceitos populares como o VW Beetle ou o Mini, em pick-ups ou até em autocarros escolares, como os que vemos nas séries e filmes norte-americanos, passando por outros nada raros em eventos de drag racing, drifting ou hot-rod.
Em face de tão abrangentes e variadas propostas, os jurados viram-se e desejaram-se para chegar a um consenso na escolha do top-10, com base nas premissas de “Autenticidade”, “Criatividade” e “Espírito Garage” (algo criado de raiz), que são os pilares da iniciativa. Depois de muito analisar, escolheram estes: 2015 Proton Suprima S (Malásia), 1978 Porsche 928 (Texas, EUA), Raptor Buggy (Nova Zelândia), 1992 Autozam Scrum (Texas, EUA), 1963 Ford Anglia 105e (Reino Unido), “Phoenix”, um mix 1971 Plymouth Duster / 2009 Dodge Charger SRT8 Super Bee (México), 1968 VW Beetle (Georgia, EUA), 1931 Dodge Rat Rod (Michigan, EUA), 1962 Beetle (Indonésia) e 2003 Toyota Hilux (Japão).
And the winner is…
Pois, já o disse lá em cima, no início do texto, que o Grande Vencedor foi o peculiar Autozam Scrum, um conceito de chassis sobre elevado, feita com base numa mini pick-up japonesa de 1992, a que o seu autor, o texano Craig Meaux, atribuiu a alcunha de ‘Texas Toot’.
Importada de série do Japão, em 2020, Meaux fez-lhe algo semelhante a uma transformação a la Frankenstein, sendo impossível deixar de ver as extensões de dimensão XXL na estrutura em que assenta a pequena pick-up, mais as jantes de 30 polegadas e pneus cardados de camiões. Junte-se-lhe uma transmissão automática da GM, acoplada a um bloco Chevrolet V8 de 7,4 litros, mais o indispensável kit de nitro, tudo sonoramente amplificado pelas buzinas típicas dos grandes camiões e temos um conceito vencedor!
Com a perigosidade da sua agressiva grelha dentada, tornou-se num monster truck fofinho q.b, semelhante aos que se vêem aos pulos em populares eventos realizados em estádios repletos de rampas e de obstáculos em terra. Aliás, o próprio já a tem usado em acções bastante lamacentas, como o “Louisiana Mudfest” e até outros do tipo burn-out!
“Quis criar algo que ninguém tivesse feito antes. Não tinha qualquer experiência neste tipo de criações, pelo que é fantástico que o resultado final tenha sido este, com toda a gente a adorar este ‘truck’”, disse Meaux aquando do anúncio oficial de que era seu o prémio máximo.
O Autozam ‘Texas Toot’ Scrum tornou-se, assim, no quinto exemplar a ver-se traduzido numa miniatura à escala de 1:64 do catálogo “Hot Wheels Legends Tour”, depois dos anteriores quatro vencedores: 1969 Volvo ‘Ain’t No Saint’ P1800 Gasser 2 (2021), 1970 Pontiac Trans Am (2020), 1957 Nash Metropolitan (2019) e o 2 Jet Z, o primeiro vencedor de sempre desta iniciativa, lançada em 2018.
Mais Portugal em 2023 é o desejo de todos
Voltando à iniciativa ibérica e em jeito de balanço desta primeira edição conjunta, a organização destacou as “activações e as acções especiais e a presença em Cartagena de personalidades importantes do mundo do desporto automóvel, na ‘Hot Wheels Legends Tour Espanha & Portugal 2022’, onde mais de 12.000 pessoas desfrutaram de um fim-de-semana repleto de adrenalina e de cheiro a borracha queimada. Contabilizámos um total de 354 inscrições, mais de 5.000.000 interações em redes sociais, sendo mais de 2.500.000 os participantes nas votações online”. Em termos da representação lusa, “o objectivo é, naturalmente, aumentar a expressão de participações portuguesas já em 2023”.
Pessoal, ‘bora lá começar já com os preparativos. Queremos uma miniatura tuga na nossa vitrina!
Fotos: Oficiais / Mattel, Hot Wheels, Eurocrew, Luis Ribeiro, Craig Meaux (Facebook), Quality Stance