Batur, o mais potente e exclusivo Grand Tourer da Bentley, já rola!
A Bentley só vai produzir 18 unidades – pelo menos até ver! – do novíssimo e incrível Grand Tourer, Batur. Será o Bentley mais potente de sempre e, a avaliar pelas imagens, o mais bonito.
Com mais de 100 semanas de testes de motor completadas, chegou a hora de começar os testes de estrada, já que é esse o propósito de um GT: fazer muitos quilómetros e depressa. Neste campo, não haverá dificuldades, já que o Batur vai ter o conhecido motor 6 litros, bi-turbo, W12, mas com novas peças, afinações e, naturalmente, prestações. A potência será, segundo a marca, superior a 740 cavalos. Pode, até, não parecer muito, mas será o Bentley mais potente de sempre.
Quanto ao número de Batur a entregar, serão, apenas, 18… infelizmente. Não que estivéssemos a contar com um, claro, mas seria óptimo poder ver algum por essas estradas. Sendo 18, provavelmente vão trocar de mãos nos leilões e, vê-los, só nas garagens dos muito ricos. Se tivermos em conta que a Bentley produz, apenas, 15 mil veículos por ano, percebemos o quão mais exclusivos serão. Para os testes de estrada, a marca pegou num Batur de pré-produção, espetou-lhe a incrível cor Purple Sector e vai levá-lo numa viagem que começa na Alemanha e vai atravessar Itália, França e Espanha, para, depois, iniciar os testes de alta velocidade. Terá, depois, mais 7500 quilómetros de testes em condições reais, antes de começar os testes ambientais. A marca usa materiais ecológicos no exterior, em alternativa à fibra de carbono, e necessita de os testar exaustivamente.
A nível do design, não há muito a dizer, uma vez que as imagens falam por si. Aqui para mim, é capaz de ser o Bentley mais incrível alguma vez desenhado e tem um quê das décadas de 40 e 70, o que lhe dá logo acesso à final sem passar pela fase de grupos.