Porsche arranca com a produção de combustíveis sintéticos no Chile
A Porsche anunciou a inauguração da sua fábrica de combustíveis sintéticos Haru Oni em Punta Arenas, no Chile. A marca alemã e os seus parceiros internacionais que colaboram com a empresa chilena Highly Innovative Fuels deram assim início à produção industrial de combustíveis sintéticos que visam atingir a quase neutralidade de CO2 nos veículos equipados com motor de combustão.
A fim de celebrar este momento, os membros do Porsche Executive Board, Barbara Frenkel e Michael Steiner, realizaram uma cerimónia especial ao abastecerem um Porsche 911 com o primeiro combustível sintético produzido naquela unidade industrial. Concebidos a partir de água e dióxido de carbono, com o recurso a energia eólica, os e-Fuels permitem um funcionamento dos motores a combustão quase neutro em CO2.
Numa primeira fase está prevista a produção anual de 130.000 litros de combustível, volume que será utilizado em projectos como a Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers. Depois da fase piloto, a expectativa para meados da década é a de elevar a produção para os 55 milhões de litros por ano, atingindo-se os 550 milhões de litros apenas dois anos depois.
A zona sul do Chile reúne condições excepcionais para a produção de combustíveis sintéticos, não só pelo facto de o vento soprar durante cerca de 270 dias por ano, explorando ao máximo o potencial das turbinas eólicas, bem como pela posição geográfica de Punta Arenas, com uma infraestrutura de transporte já implantada a partir do porto de Cabo Negro. Os combustíveis sintéticos são um dos pilares do programa de sustentabilidade da Porsche, complementando a mobilidade eléctrica.