A KIA tem um novo símbolo. A conversa já vai longa, mas vamos contribuir para a discussão
Muito se tem falado do novo símbolo da KIA. Ainda antes desta sua mais recente evolução, já tinham comentado comigo que o logótipo anterior não estava à altura do design dos seus automóveis e que uma mudança seria benéfica para a marca. Completamente de acordo. Felizmente, a KIA parece ter ouvido e implementou essa evolução.
Novos horizontes
Porém, uns quantos meses depois dessa mudança, chegaram também a questionar-me, ao verem o novo EV6 ao vivo, por que razão “KIA” era agora “KN”. Parece disparate, bem sei, mas este está longe de ser um caso isolado, pois a confusão gerada pelo novo design das letras “K”, “I” e “A”, em que as duas últimas parecem um “N”, tem levado a que uma das pesquisas online mais efectuadas seja “KN car”. O que terá então motivado a KIA a fazê-lo?
Segundo alguns especialistas de Marketing entrevistados pelo Wall Street Journal, este milionário investimento de rebranding da KIA visa, acima de tudo, reposicioná-la no mercado. Elevá-la e torná-la mais competitiva junto da concorrência que, no mercado norte-americano, adiantam, já não é composta por marcas generalistas como a Ford e a Toyota, mas sim por nomes como a Tesla.
A nova KIA
A KIA de outrora, dos veículos honestos, com preço ajustado e visualmente pouco apelativos já lá vai. A própria opinião pública portuguesa assim o diz. São muitas as pessoas que, mesmo não sendo entusiastas do automóvel ou não estando assim tão atentas às novidades do mercado, reconhecem que o produto KIA está diferente. Bom, bonito e apelativo. E nós confirmamos. A nossa experiência com os automóveis KIA está em linha com essa ideia.
A reportagem refere ainda que os estudos de fiabilidade realizados nos últimos anos atestam a evolução da KIA e o arrojo e irreverência estética de modelos como o EV6 confirmam a cada vez maior importância dada ao design dos seus automóveis. Assim, esta mudança de imagem de marca visual pretende, acima de tudo, motivar ainda mais a mudança da outra imagem de marca: a da percepção dos consumidores.
O que mudou
Quanto ao logótipo propriamente dito, a KIA mudou tudo: formato, cor e conteúdo. Perdeu a “coroa” que rodeava a sigla e trocou o vermelho por um mais dramático e premium tom preto, fugindo às mais comuns cores vermelho e azul, muito usadas no mercado norte-americano. Quanto ao conteúdo, a forma algo abstracta, inspirada em caligrafia, como a sigla KIA surge apresentada foi o motivo para a referida confusão gerada. E sejamos sinceros: Não é, de facto, muito legível.
O design das letras inspira-se, avançam, em glifos coreanos e recorre a linhas de inclinação consistente, paralelas, que representam o nascimento da marca. Uma mensagem oculta para muitos, mas que denota uma grande atenção ao detalhe que, segundos os especialistas, vai permitir construir, a longo prazo, uma linguagem visual coesiva e reconhecível.
E agora, para gerar um pouco mais de conversa, acrescentamos nós: num mundo cada vez mais digital, mais partilhável e interactivo, terá sido propositada esta falta de legibilidade do novo logótipo? Para gerar o tão procurado buzz à volta da marca KN? Ou melhor, da marca KIA? Aprovamos o novo logótipo e o que é certo é que estamos, efectivamente, a falar ainda mais deste assunto. De nada, KIA. Ora essa.