Vendas Volvo Cars em 2022: menos matrículas, mas mais electrificação
No mercado automóvel de 2022, a Volvo Cars foi responsável por um total de 615.121 matrículas, valor que representa uma descida de 12% relativamente ao ano anterior, uma quebra justificada pelos problemas enfrentados pelas cadeias de abastecimento, pelas restrições de componentes, bem como pelos lockdowns ainda justificados pela pandemia.
Ainda assim, a Volvo mantém-se confiante no bom momento que atravessa, com uma procura robusta pelos seus produtos, oferta da qual destaca os modelos electrificados da gama Recharge responsável por 33% das vendas, uma subida de 6% relativamente a 2021. No que diz respeito aos modelos puramente eléctricos, estes são responsáveis por 11% das suas vendas a nível mundial, quando no ano anterior representavam apenas 4%.
Volvo em Portugal ainda mais electrificada
No mercado nacional, a Volvo registou um índice de electrificação superior quer à média mundial, quer à média europeia. A gama Recharge é responsável por 71% do volume total de vendas e os modelos 100% eléctricos representam já 18% das matrículas registadas em Portugal.
No último trimestre de 2022, os modelos Recharge representaram 81% das vendas nacionais, com a dupla XC40 Recharge e C40 Recharge a ser responsável por 30%.
A nível mundial, o top 3 da Volvo é constituído, respectivamente, pelos modelos XC60, XC40 e XC90.