Renault Megane R.S. Ultime celebra e encerra duas décadas de história do icónico desportivo. A saudade já bate
A Renault revelou uma edição comemorativa de produção limitada do seu já mítico desportivo Megane RS. O novo Megane R.S. Ultime baseia-se no R.S. Trophy e eleva a fasquia com um design e lista de equipamento exclusivos. O novo R.S. Ultime será isso mesmo, o último modelo desportivo a ostentar o logótipo da Renault Sport, honra que passará a ser da Alpine.
A nível de design, o R.S. Ultime apresenta as marcas visuais da Renault Sport e destaca-se pelo duplo diamante e gráficos específicos inspirados no novo logótipo da Renault. Não lhe faltam as faixas decorativas pretas no capot, tejadilho (excepto nas unidades com o tecto de abrir opcional), pára-choques traseiro, portas e guarda-lamas, estes últimos, 60 e 45 milímetros mais largos à frente e atrás, respectivamente.
Estão disponíveis quatro cores de carroçaria: Star Black, Pearl White, Sirius Yellow e Tonic Orange. O R.S. Ultime destaca-se ainda pelo número de elementos pretos, como por exemplo, os logótipos, puxadores das portas, molduras das janelas, jantes (até as tampas das porcas), coberturas do guarda-lamas, difusor traseiro e a lâmina tipo Fórmula 1 no pára-choques dianteiro. O ano da criação da Renault Sport, 1976, está discretamente inscrito na risca do lado direito.
O interior inclui elementos como o ecrã de navegação de 9,3 polegadas, o sistema Hi-FI Bose, o painel de instrumentos digital de 10 polegadas, o sistema de telemetria a bordo R.S. Monitor, o cruise control adaptativo, os auxiliares de manobra de 360°, os bancos tipo backet da Recaro forrados a Alcantara, as soleiras exclusivas e uma placa metálica numerada que identifica esta edição muito especial. É assinado por Laurent Hurgon, o piloto e especialista em desenvolvimento que trabalhou no Megane R.S. ao longo da carreira e que, ainda hoje, é detentor dos recordes de Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.
Laurent Hurgon, piloto e especialista de desenvolvimento no Grupo Renault.
“O Megane R.S. representa 15 anos do meu trabalho na Renault Sport. Desde o Megane II, temos melhorado constantemente o seu desempenho dinâmico, de modo a continuarmos a ser líderes entre os automóveis desportivos de tracção dianteira. Recordes como o do Nordschleife, no Nürburgring, são desafios inesquecíveis, cheios de paixão, adrenalina e emoção. E, agora, o Megane R.S. Ultime. Estou particularmente orgulhoso por assinar a versão que coroa esta maravilhosa saga.”
300 cavalos, autoblocante e quatro rodas direccionais
Quanto ao motor, o R.S. Ultime aposta igualmente no desempenho do motor 1.8 Turbo com 300 cavalos e 420 Nm associado a uma caixa de velocidades EDC (para a Europa) e a um diferencial mecânico Torsen. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em apenas 5,7 segundos e as ligações ao solo incluem os pneus semi-slicks Bridgestone Potenza S007, desenvolvidos para o Megane R.S. Trophy R, montados em jantes Fuji Light de 19 polegadas. Os travões Brembo, eixo dianteiro com pivôs independentes, chassis Cup rebaixado, batentes hidráulicos em compressão e sistema de quatro rodas direccionais 4CONTROL completam a receita deste último Renault Sport da história.
O Megane R.S. Ultime – edição limitada a 1.976 unidades, em homenagem ao ano de nascimento da Renault Sport – fará a estreia pública no Salão Automóvel de Tóquio a 13 de Janeiro de 2023 e chega ao mercado na Primavera para substituir o Megane R.S. e o Megane R.S. Trophy, qualquer um deles, eternos. Vão deixar saudades.