Agora sim: Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV revelado
A Mazda revelou hoje no Salão Automóvel de Bruxelas o novo MX-30 e-Skyactiv R-EV, a versão híbrida plug-in que se destaca pelo muito aguardado regresso do motor rotativo, ainda que assuma aqui as funções de gerador de energia.
O MX-30 na sua versão 100% eléctrica foi lançado em 2020 com a responsabilidade de iniciar o processo de electrificação da Mazda. A gama – que inclui uma versão mild hybrid em alguns mercados – é agora complementada pela nova motorização e-Skyactiv R-EV que faz do MX-30 um híbrido plug-in em que o motor de combustão tem a função de produzir energia, não sendo responsável por transmitir potência às rodas.
Segundo a Mazda, é possível percorrer até 85 quilómetros (110 quilómetros em ciclo urbano) recorrendo apenas a energia eléctrica, ficando a condução posterior salvaguardada pela presença do motor rotativo a gasolina que entra em funções para gerar a energia necessária para a propulsão. A bateria dispõe de 17,8 kWh de capacidade e o depósito de gasolina tem 50 litros, proporcionando uma autonomia total sem qualquer ansiedade associada.
Edição Especial “Edition R”
A unidade exposta no Salão Automóvel de Bruxelas é um MX-30 “Edition R”, uma edição especial que ficará disponível na mesma altura em que o MX-30 e-Skyactiv R-EV iniciar a sua comercialização. Diferencia-se da versão de série pela cor Maroon Rouge Metallic – uma reedição da cor do tejadilho do R360 Coupe, o primeiro veículo de passageiros da Mazda – bem como por outros elementos de design exclusivos, como o símbolo em forma de rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos da frente.