Os surpreendentes (ou não) resultados da Dacia em Portugal em 2022
A Dacia é um fenómeno no panorama automóvel dos últimos anos e quem ainda não se apercebeu disso, anda, certamente, a dormir. Em Portugal, durante o ano passado, a marca do Grupo Renault garantiu uma quota de mercado recorde e foi líder entre os clientes particulares, um desempenho assente nos seus dois principais pilares da gama, o Sandero e o Duster. Simplificando: um em cada cinco portugueses que compraram um automóvel novo, escolheram um Dacia.
O Sandero liderou entre os particulares, mas foi, também, o segundo modelo mais vendido considerando o mercado total. Com 5100 unidades vendidas, o Sandero registou um crescimento de 46% relativamente a 2021, sendo responsável por metade das vendas totais da marca em Portugal. A versão Stepway é sem dúvida a que reúne mais fãs, representando 70% das vendas do modelo. Já a motorização Bi-Fuel foi a escolhida por 41% dos clientes.
O versátil Duster – mais de 2 milhões de unidades vendidas a nível global desde o seu lançamento original – foi o segundo modelo mais vendido a clientes particulares e o nono mais vendido em todo o mercado. As 3200 unidades comercializadas representam um crescimento de 72% em comparação a 2021. A versão 4×4 foi escolhida por 8% dos compradores e no que diz respeito a motorizações, a Bi-Fuel destaca-se com 45% das vendas. As versões a gasolina e com motor Diesel representaram, respectivamente, 33 e 22% das vendas.
Com menos de um ano mercado, o Jogger conquistou 960 clientes e a motorização Bi-Fuel (gasolina + GLP) foi claramente a preferida dos portugueses, convencendo cerca de 80% dos condutores. O pequeno Spring, com 360 unidades vendidas, assumiu-se como o 100% eléctrico mais vendido a particulares, o terceiro modelo mais vendido do segmento A e o quinto classificado entre os eléctricos. No total, a Dacia entregou 780 unidades do Spring, o equivalente a um crescimento de 190% em relação a 2021, neste que foi o seu primeiro ano completo de mercado.
A Dacia foi em 2022 a sexta marca mais vendida do mercado português, com um total de 10.279 automóveis matriculados, número que representa uma quota de mercado recorde de 5,7% e um crescimento de 70% comparativamente a 2021. E se no ano passado sensivelmente 70% dos portugueses que compraram um automóvel Dacia preferiram as versões mais recheadas em equipamento, este novo ano de 2023 ficará marcado pela chegada da versão topo de gama do Spring, a Extreme, e que estreia, em exclusivo, um novo motor de 65 cavalos, um nível de acabamento superior que poderá dar seguimento a essa tendência.
Novidade para 2023 é também a introdução do primeiro modelo híbrido da marca, o Jogger Hybrid 140, com chegada prevista para o próximo mês de Março, bem como da inédita versão comercial Cargo do Duster. Este ano ficará igualmente marcado pela implementação da nova identidade da marca na sua rede de concessionários, renovação que se destaca pela utilização extensiva de materiais reciclados.
Toda a gama Dacia foi alvo de uma actualização estética e de conteúdos que veio modernizar e tornar ainda mais apelativos os seus modelos, mantendo intactos os seus valores e argumentos, comprovados pelos números agora divulgados. A Dacia assume com orgulho o seu posicionamento, diferenciando-se pela acessibilidade que proporciona a automóveis que oferecem tudo o que é preciso, adaptando a oferta tecnológica e mantendo, assim, a sua gama apelativa e com preços verdadeiramente competitivos.
O futuro, garantiram-nos, trará muitas novidades. Do novo Spring ao Bigster, passando ainda pelo novo Duster. Até lá, Spring, Sandero, Duster e Jogger têm a responsabilidade de dar continuidade ao excelente desempenho comercial registado em Portugal e além-fronteiras, gama actualizada que prometemos ensaiar em breve na Garagem.