Peugeot apresenta nova motorização híbrida para os SUV 3008 e 5008
A Peugeot continua a implementar a sua estratégia de electrificação com a introdução da nova motorização Hybrid 48V nas gamas dos SUV 3008 e 5008. Este novo propulsor híbrido combina um motor a gasolina Puretech de 136 cavalos de nova geração e uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem com 6 relações que incorpora um motor eléctrico.
A Peugeot promete uma redução do consumo de combustível de até 15%, bem como uma condução que, em ambiente urbano, poderá ser feita durante mais de 50% do tempo apenas recorrendo ao motor eléctrico.
Como funciona?
Na condução do dia-a-dia, ambos os motores trabalham em conjunto ou separadamente para optimizar o consumo de energia, mas durante as acelerações mais exigentes, o motor eléctrico entra em cena para contribuir com binário adicional logo a partir dos baixos regimes. Já nas fases de desaceleração, o motor a gasolina é desligado e o motor eléctrico inverte o seu funcionamento, gerando energia e encaminhando-a para a bateria de 48V.
Em ambiente citadino, nos trajectos curtos ou durante as manobras, o veículo é propulsionado exclusivamente pelo motor eléctrico. A ritmos mais elevados – até aos 145 km/h – o motor de combustão é desligado quando o condutor liberta o pedal do acelerador ao circular a uma velocidade constante e ao abrandar. Por outro lado, ao pressionar o acelerador a fundo, o motor eléctrico fornece uma potência suplementar de 12 cavalos.
Este motor substitui o bloco PureTech 130 EAT8 e estará, em breve, disponível noutros modelos da gama PEUGEOT, tais como: 208, 2008, 308, 308 SW e 408. Os Peugeot 3008 e 5008 Hybrid são produzidos na fábrica de Sochaux e serão comercializados na Europa no segundo trimestre de 2023.