Conhece os finalistas do Carro do Ano 2023 em Portugal
Todos os anos um painel de jurados escolhe os melhores carros à venda em Portugal, dentro de várias categorias. A mais cobiçada, no entanto, é a categoria Carro do Ano. Fica a conhecer os finalistas de 2023.
São, no total, 7 categorias e este ano houve 37 modelos inscritos. Foram seleccionados 22 modelos e, entre esses, chegaram à final os 7 modelos seguintes:
– Honda Civic e:HEV
– Nissan Ariya
– Peugeot 408
– Renault Austral
– Renault Mégane E-Tech
– Škoda Fabia
– Volkswagen ID.Buzz
Vamos conhecê-los um pouco melhor.
Honda Civic e:HEV
O modelo mais icónico da marca japonesa e que faz, este ano, 50 anos de vida, vai a concurso com a única motorização à venda em Portugal: um 4 cilindros, 2 litros, a gasolina, híbrido, com 184 cv e um consumo combinado anunciado de 5 litros aos 100 km. O preço desta motorização começa nos 44.000€ para a versão Sport.
Nissan Ariya
A Nissan sabe quase tudo o que há para saber acerca de eléctricos. E também acerca de SUV. Ora, o que ficava a faltar era juntar os dois. Surge, então, o Nissan Ariya. A concurso está a versão Advance, com bateria de 63 kWh para uma autonomia anunciada de 360 km, 218 cv de potência e tração dianteira. O preço para esta versão é de cerca de 49.000€.
Peugeot 408
A Peugeot, a “reboque” de outros modelos da marca, decidiu que o novo 408 seria um crossover a dar para o SUV. Para concurso, trazem a versão GT Plug-in Hybrid 225 cv. A acreditar no sucesso que a marca francesa tem tido em Portugal nos últimos anos, não será de estranhar se este modelo for, também, um sucesso. O preço para a versão a concurso é de aproximadamente 48.200€.
Renault Austral
A Renault tem sucesso. Foram mais de 20 anos como líderes em Portugal. A grande parte desse sucesso deve-se a dois modelos: o Clio e o Mégane. Mas os SUV também têm sido uma aposta certeira, com o mini-SUV/crossover Captur a vender que nem pães quentes. Já nos SUV compactos, o caso é diferente. O Kadjar foi uma tentativa, chamemos-lhe assim, mas com o novo Austral, a Renault quer adicionar um SUV aos seus modelos de sucesso. A versão a concurso é a E-Tech, híbrida e com capacidade de condução em cidade até 80% do tempo em modo eléctrico. Os preços começam nos 34.200€ para a versão Equilibre de 140 cavalos.
Renault Mégane E-Tech
O 100% eléctrico da Renault tem muitos argumentos a favor. A começar pela estética, diferente do que a marca nos tem habituado e com um aspecto altamente futurista, passando, depois, para a motorização e tecnologia. Com potência que vai dos 130 aos 220 cavalos e duas opções de bateria – uma com 40 kWh e outra de 60 kWh – o preço começa nos 36.750€ para a versão Equilibre.
Skoda Fabia
Outro nome com muita história, a nova versão do citadino Fabia traz evolução a todos os níveis. Motores, chassis e uma estética cada vez mais apelativa. A versão a concurso é a 1.0 TSI Style DSG, com 110 cavalos e caixa automática de dupla embraiagem de 7 velocidades. O consumo anunciado é de 5,6 litros aos 100 km e tem um preço de 23.590€.
Volkswagen ID.Buzz
A icónica carrinha Volkswagen Type 2, apelidada, em Portugal, de “pão de forma”, voltou passados mais de 40 anos. Abdicou do motor a combustão por um mais moderno motor eléctrico e vai a concurso na versão Pro, com 204 cavalos, tracção traseira e consumo anunciado de 21,4 kWh por cada 100 km por um preço a partir de 51.144€. A favor tem os argumentos da nostalgia, versatilidade e o visual “retro”.