Lamborghini LB744. O início da nova era híbrida faz-se com mais de 1000 cavalos
O Lamborghini com o nome de código LB744 é o primeiro HPEV – High Performance Electrified Vehicle da marca e será ele o responsável pela sua entrada numa nova era de superdesportivos electrificados. Para isso, estreia uma nova arquitectura que combina um motor V12 com 6,5 litros de cilindrada – rodado em 180 graus relativamente à configuração do Aventador – com três motores eléctricos. A potência total combinada é de 1015 cavalos.
O eixo dianteiro dispõe de dois motores eléctricos, um por cada roda, estando o terceiro associado ao eixo traseiro, acumulando as funções de motor/gerador, bem como de motor de arranque. Novidade absoluta é também a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades, agora colocada em posição transversal traseira, libertando o espaço no túnel central para a pequena bateria de iões de lítio. Com esta inédita configuração, o LB744 mantém a tradição da tracção integral da Lamborghini, podendo, inclusivamente, ser 100% eléctrica em determinadas situações.
O icónico motor V12 prolonga, assim, a sua vida no seio da gama Lamborghini, tendo a sua estreia ocorrido em 1963 com a introdução do 350GT. Por outro lado, a electrificação do novo superdesportivo LB744 não é uma estreia absoluta nos modelos da marca, pois já em 2019 o Sián utilizava um motor eléctrico de 25 kW, alimentado por um supercondensador.
O novo superdesportivo da Lamborghini será em breve apresentado oficialmente, no ano que em que a marca italiana comemora 60 anos de vida.