Mitsubishi ASX chega a Portugal com duas motorizações electrificadas
O novo Mitsubishi ASX tem chegada prevista a Portugal no início do segundo trimestre e traz consigo a grande responsabilidade de relançar a marca japonesa num dos segmentos preferidos do cliente português, o dos B-SUV. O novo ASX vem complementar a actual gama composta pelo Space Star e pelo Eclipse Cross PHEV, a qual passará a incluir o novo Colt mais para o final do ano.
O novo ASX aposta, como não podia deixar de ser, em motorizações electrificadas, propondo uma opção mild-hybrid, o motor 1.3 DI-T de 160 cavalos, associado a uma transmissão de dupla embraiagem, bem como um híbrido plug-in com motor de 1.6 litros, também com 160 cavalos, para além de uma motorização 1.0 MPI-T de 90 cavalos que deverá ser a mais procurada pelo condutor português. Não estão disponíveis motorizações Diesel.
A gama distribui-se por três níveis de equipamento – Inform, Invite e Intense – sendo que logo a partir do nível intermédio é possível contar com elementos como o arranque sem chave, ar condicionado automático, barras no tejadilho e vidros traseiros escurecidos, entre outros. Comum a todas as versões do ASX é a iluminação LED, grande parte do abrangente pacote de equipamento de segurança e de sistemas avançados de assistência ao condutor, assim como elementos de conforto a bordo, como o ecrã central de 7” ou de 9,3” (consoante a versão) e a conexão Android Auto ou Apple CarPlay.
Sim, já sabemos, é um Renault Captur
Esqueçamos o óbvio: o novo Mitsubishi ASX é uma “fotocópia” do Renault Captur. E digo que o devemos esquecer por dois motivos. Por um lado, ser igual a um automóvel que é um verdadeiro best-seller está longe de ser algo mau para o regressado ASX. E por outro, há uma óptima justificação para isso, uma alteração nos planos da Mitsubishi, marca que vai continuar a apostar no mercado europeu e que precisava, por isso, de um novo modelo para um segmento absolutamente essencial para as suas ambições de crescimento.
Considero, por isso, que esta foi uma óptima jogada da Mitsubishi, fazendo bom uso de todas as vantagens inerentes ao facto de ser parte integrante da Aliança, tendo já prometido, como referido, um futuro Colt – lá para o Outono – que em pouco deverá diferir do actual Clio. No entanto, a marca já fez saber que na próxima geração destes modelos, a diferenciação relativamente aos modelos da Renault será, obviamente, bastante maior.
Desde 23.340 €
Os preços do novo ASX começam nos 23.340 € (com campanha de financiamento) da versão 1.0 MPI-T Inform, terminando nos 37.390 € do 1.6 PHEV Intense. Para este último, a Astara desenvolveu uma campanha para empresas que coloca o valor de aquisição em 27.490 € + IVA, posicionando-se assim no primeiro escalão de Tributação Autónoma.