Volkswagen ID. 2all: o concept que antecipa o eléctrico para todos
O nome diz tudo. “ID” porque é eléctrico, “2all” porque, segundo a Volkswagen, o objectivo da versão de produção – a ser lançada em 2025 – é ser o automóvel 100% eléctrico para todos os condutores, para todos os dias do ano. Com a apresentação do concept ID. 2all, a Volkswagen mostrou muito daquilo que será o seu futuro modelo sem emissões, um de dez que promete lançar até 2026.
O novo ID. 2all assenta sobre uma evolução da plataforma MEB, aqui designada por MEB Entry, e promete oferecer a habitabilidade de um Golf numa carroçaria do tamanho da de um Polo, com pouco mais de 4 metros de comprimento. A bagageira dispõe de uma capacidade que varia entre os 490 e os 1330 litros. Quanto a equipamento, a Volkswagen promete incluir muita tecnologia, bem como, felizmente, um regresso a controlos convencionais para a climatização.
Este será igualmente o primeiro modelo da família ID a contar com tracção dianteira, recorrendo, no caso do concept ID. 2all, a um motor com 226 cavalos que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia declarada é de aproximadamente 450 quilómetros e o tempo de carregamento de 10 a 80% da capacidade da bateria é de cerca de 20 minutos. Os carregamentos domésticos ou em postos públicos podem ser feitos até uma potência de 11 kW.
O objectivo da Volkswagen é comercializar o seu futuro modelo 100% eléctrico por um preço de 25.000 euros, justificando, assim, a ambição de desenvolver um modelo para todo o tipo de cliente e para quase todo o tipo de carteiras. Mas a Volkswagen vai ainda mais longe, assumindo o compromisso de desenvolver um outro modelo eléctrico que se posicionará abaixo deste, com um preço ainda mais baixo. Não sei se se confirmará a sua chegada “às garagens de todos”, mas o caminho é este.