KIA revela EV9: SUV 100% elétrico promete 540 km de autonomia
A KIA apresentou o novo EV9, o segundo modelo da família “EV” com o qual pretende redefinir a experiência 100% elétrica no segmento dos grandes SUV com três filas de bancos. Para o conseguir, o EV9 aposta em conceitos, design e tecnologias novas na sua categoria, assumindo, também, o papel de protagonista na transformação da marca para um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável.
Exteriormente, o EV9 destaca-se pela imponência das suas linhas e dimensão. São 5010 mm de comprimento, 1980 mm de largura e 1755 mm de altura. A distância entre eixos é de 3100 mm, podendo o EV9 estar equipado com jantes de 19, 20 ou 21 polegadas. Um dos grandes destaques visuais é a assinatura “Rosto de Tigre Digital” que exprime a sua identidade através daquilo a que a KIA chama de “grelha de iluminação com padrão digital”.
Vehicle to Load de série
Construído sobre a plataforma E-GMP – Electric Global Modular Platform – o novo EV9 pode proporcionar, consoante a versão, uma autonomia máxima de 541 quilómetros e o carregamento ultrarrápido de 800 V possibilita recuperar uma autonomia de 239 quilómetros em apenas 15 minutos. O EV9 está igualmente disponível de série com tecnologia Vehicle-to-Load podendo assim fornecer energia elétrica a partir da carga armazenada na bateria para alimentar, por exemplo, computadores portáteis ou equipamento de campismo.
O EV9 está disponível em várias configurações de motor e bateria. O modelo base de tração traseira dispõe de uma bateria de 76,1 kWh e de um motor de 160 kW e as variantes de grande autonomia, de tração traseira e integral, possuem uma bateria de 99,8 kWh, a primeira associada a um motor de 150 kW e a última a um par de motores com potência combinada de 283 kW.
“O KIA EV9 transcende as ideias tradicionais sobre um SUV e representa o topo das capacidades de design e engenharia da KIA. Criado para satisfazer as necessidades de todos os membros da família, o EV9 acelera a transição da KIA para a condição de fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, não apenas devido à sua arquitetura avançada de EV, mas também pelos inúmeros materiais reciclados e sustentáveis utilizados na sua produção”, refere Ho Sung Song, Presidente e CEO da KIA Corporation.
Um “nove” para seis ou para sete
No habitáculo, são destaque as várias opções de bancos disponíveis. A KIA propõe configurações de seis e de sete lugares, com várias possibilidades para a segunda fila, num total de quatro variantes. Entre as várias configurações, destaque para a opção de bancos giratórios, através da qual os bancos da segunda fila podem rodar 180 graus, permitindo que os passageiros conversem com quem está sentado na terceira fila.
Relativamente a equipamento tecnológico, nomeadamente de assistência ao condutor, o EV9 introduz o Highway Driving Pilot, HDP, disponível futuramente na versão GT-Line, que permite proporcionar condução autónoma condicional de Nível 3 em mercados selecionados. A marca coreana aposta, igualmente, na adoção de biomateriais na construção do seu novo SUV, dando mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade de design.
O novo KIA EV9 deverá chegar ao mercado no final de 2023.