Stellantis em Mangualde: fábrica portuguesa vai produzir furgões elétricos a bateria a partir de 2025
O Centro de Produção da Stellantis em Mangualde vai assumir-se como a primeira fábrica em Portugal a produzir furgões compactos totalmente elétricos a bateria em grande série, das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, a partir de 2025. Foi Carlos Tavares, CEO da Stellantis, quem o anunciou na passada sexta-feira, dia 31 de Março, por ocasião da visita às instalações de Suas Excelências, o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e o Ministro da Economia e do Mar.
“Temos o orgulho de anunciar que Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões elétricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos elétricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um ‘mix’ de 40% de zero emissões até ao final da década”.
Em 2022, a Stellantis foi líder do mercado de veículos comerciais ligeiros BEV na Europa, com uma quota de mercado na ordem dos 43%. Em 2022, foi, também, líder de vendas BEV no mercado português com uma quota de 22%, na venda de veículos comerciais ligeiros com 43%, bem como na venda de comerciais ligeiros BEV com uma quota de 54%.