Aguenta, coração: Lancia regressa a Portugal em 2024
No comunicado emitido hoje pela Lancia, pode ler-se: “Damos hoje um novo passo em frente no plano de Renascimento da marca para tornar a Lancia uma marca desejável, respeitada e credível no mercado premium europeu. Depois de termos anunciado o plano estratégico a 10 anos e a entrada da marca na Europa, nomeadamente em Espanha, França, Alemanha, Holanda e Bélgica, temos agora o prazer de anunciar que vamos entrar em Portugal.”
Quem o diz é Luca Napolitano, CEO da Lancia, renascida e apaixonante marca italiana com regresso confirmado ao nosso país já durante o próximo ano. A estreia decorrerá logo no primeiro semestre, coincidindo com o lançamento do novo Ypsilon, modelo que assume a responsabilidade de reintroduzir a Lancia nos principais mercados europeus, onde a marca terá, numa primeira fase, uma rede de 70 concessionários.
“Teremos um modelo de distribuição inovador, com um número selecionado de concessionários, localizados nos centros das principais cidades e com o objetivo de oferecermos um elevado nível de qualidade, tanto ‘online’ como ‘offline’. E em Portugal vamos concentrar-nos nas maiores cidades, entre elas Lisboa e Porto e com uma significativa capilaridade de pós-venda”, acrescenta Luca Napolitano.
A Lancia utilizou alguns critérios principais para selecionar os países e a respetiva rede de distribuição: o primeiro é o amor e a paixão pelo “Made in Italy”, com Espanha, Bélgica, França e Portugal nas posições de liderança; o segundo é a relevância das vendas online, com a Holanda e a Alemanha na primeira posição.
Pu+Ra HPE, o primeiro automóvel da nova era Lancia
O Pu+Ra HPE assume-se como o manifesto da Lancia em termos de design, sensações, sustentabilidade, eletrificação e tecnologia. Um automóvel 100% elétrico, com a visão da marca em termos de autonomia, superior a 700 km, sendo necessários pouco mais de 10 minutos para o carregamento, e com um consumo energético inferior a 10 kWh/km.
O Lancia Pu+Ra HPE é igualmente o primeiro automóvel inspirado no universo do mobiliário graças à colaboração com a Cassina, empresa líder nessa indústria, e dispõe de estofos de elevada qualidade, traduzindo-se numa experiência de “sensação caseira” tipicamente italiana.
O Pu+Ra HPE estreia a interface virtual S.A.L.A. que será incorporada no novo Ypsilon. Graças à S.A.L.A, a Lancia tornar-se-á na primeira marca do Grupo Stellantis a adotar as tecnologias Chameleon e TAPE (Tailored Predictive Experience), que centralizem as funções de áudio, climatização e iluminação, permitindo a que o ambiente a bordo se possa adaptar ao toque de um botão ou através de uma instrução vocal.
Em linha com a estratégia de eletrificação da Stellantis, a Lancia vai lançar o Novo Ypsilon em 2024, em versões híbridas e elétricas. A partir de 2026 apenas serão lançadas propostas 100% elétricas e a partir de 2028, em simultâneo com a chegada do novo Delta, a marca comercializará exclusivamente modelos elétricos.