Porsche renova Cayenne. Alterações profundas nos motores, chassis, design e equipamento da terceira geração do SUV
A Porsche aplicou uma atualização profunda ao Cayenne, o maior dos seus SUV, renovando a bem-sucedida terceira geração ao nível das motorizações e chassis, bem como implementando alterações significativas no seu design e equipamento disponibilizado.
Exteriormente, o Cayenne viu o design ser refinado com uma nova secção dianteira onde se destacam os novos para-choques e capot que realçam, em conjunto com a iluminação, a sensação de largura do SUV. Atrás, são destaque as luzes tridimensionais e o igualmente novo para-choques. A gama de cores foi alargada com três novos tons e estão disponíveis novos packs desportivos e novos desenhos para as jantes de liga leve.
Por dentro
No interior, a Porsche integrou o conceito de controlo e visualização estreado pelo Taycan, o Porsche Driver Experience, assumidamente focado no condutor. O habitáculo redesenhado do Cayenne apresenta, pela primeira vez, um painel de instrumentos totalmente digital com 12,6 polegadas com design curvo. Já o seletor da caixa de velocidades automática passa a estar posicionado no tablier. Desta forma, cria-se espaço adicional na nova consola central para compartimentos de arrumação e um grande painel de controlo do ar condicionado.
No que ao chassis diz respeito, o novo Porsche Cayenne conta agora de série com suspensão com molas de aço e o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de duas válvulas, que tem fases separadas de ressalto e compressão, permitem uma performance otimizada em todas as situações de condução. Está igualmente disponível uma nova suspensão pneumática adaptativa.
Motores
Debaixo do capot, a gama Cayenne passa a contar com motorizações mais potentes e com um propulsor híbrido que permite agora uma autonomia elétrica que pode chegar aos 90 quilómetros. A Porsche propõe três motorizações para o novo Cayenne. O V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche, substitui o motor V6 no novo Cayenne S e disponibiliza 474 cv e 600 Nm de binário. Tanto a carroçaria SUV, como a carroçaria SUV Coupé conseguem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h.
A versão de entrada na gama Cayenne dispõe de uma versão otimizada do motor V6 de 3.0 litros turbo, o qual debita agora 353 cv e 500 Nm de binário. Este é o motor que serve de base para a motorização do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico, que ganhou 30 kW para um novo máximo de 130 kW (176 cv), a potência combinada aumenta, assim, para 470 cv. A capacidade da bateria subiu, também, de 17,9 para 25,9 kWh, sendo agora possível, consoante a versão/equipamento, obter uma autonomia sem emissões locais de 90 quilómetros. O carregador de bordo tem 11 kW de potência.
Preços
O equipamento de série do Cayenne foi significativamente alargado ao incluir, por exemplo, faróis em LED Matrix, Porsche Active Suspension Management, jantes de 20 polegadas, ParkAssist à frente e atrás incluindo câmara de marcha-atrás e carregamento por indução do smartphone com potência de 15 Watts.
Em Portugal, o preço do novo Cayenne começa nos 124.360 € (128.361 € na variante Coupé). Já as versões Cayenne E-Hybrid iniciam nos 112.197 € (115.272 € na variante Coupé), enquanto o preço do Cayenne S arranca nos 159.750 € (165.121 € na variante Coupé). O novo Porsche Cayenne já está disponível para encomenda, com o início das entregas na Europa previstas para julho de 2023.