Tavascan e DarkRebel, os sonhos, realizado e por realizar, da Cupra
A Cupra apresentou em Berlim o novo Tavascan, um SUV coupé 100% elétrico que a marca espanhola assume ser um sonho tornado realidade. Visualmente, o Tavascan mantém muitas das soluções introduzidas pelo concept car de 2019, sendo o responsável pela nova linguagem de design. O interior é igualmente impactante e dinâmico, com a espinha dorsal a assumir-se como o elemento central responsável pelo muito carácter transmitido pelo design.
O novo Tavascan assenta sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen e estará disponível com dois níveis de potência: 286 cavalos na versão de tração traseira ou 340 cavalos na versão com dois motores elétricos, um por cada eixo, e, assim, com tração integral. A bateria tem uma capacidade útil de 77 kWh, suficiente para uma autonomia declarada que pode chegar aos 550 quilómetros. O chassis dinâmico DCC Sport, a direção progressiva e jantes de 21” com pneus de elevada performance destacam o posicionamento desportivo do novo SUV da Cupra.
O CUPRA Tavascan – modelo que será produzido na China e que terá um objetivo de vendas superior a 70.000 unidades por ano – junta-se ao CUPRA Born e a seis variantes híbridas plug-in dos modelos Leon, Leon Sportstourer e Formentor. E ao novo SUV coupé, que chegará ao mercado em 2024, seguir-se-ão, rapidamente, o CUPRA Terramar também em 2024 e o CUPRA UrbanRebel em 2025, o automóvel elétrico urbano da marca.
DarkRebel, o futuro
Ainda no âmbito do evento Exponential Impulse promovido na capital alemã, a Cupra surpreendeu ao apresentar o seu próximo sonho, o seu próximo objetivo a concretizar, o DarkRebel, um impactante concept car, para já apenas em formato digital, que resulta da combinação de um desportivo com uma carroçaria com elementos de shooting brake.
No exterior, a icónica assinatura de luz da marca assume uma nova abordagem, como que emergindo da carroçaria, enquanto a também presente espinha dorsal central liga a frente e a traseira. O CUPRA DarkRebel é um automóvel orientado para o condutor, com um interior radical que evolui com uma coluna central assimétrica como o seu núcleo estrutural.
Potenciando todas as funcionalidades do seu espaço virtual no mundo do metaverso, o Metahype, a Cupra convida a sua tribo a aceder ao Hyper Configurator para expressar a sua criatividade e imaginação ao configurar o seu DarkRebel de eleição e assim influenciar o design final do modelo físico que a marca promete desenvolver num futuro próximo.