FIAT Uno: 40 anos do modelo que revolucionou a conceção e a produção automóvel
O mítico FIAT Uno foi lançado há precisamente 40 anos, um modelo que marcou a sua época por ter reformulado a forma como os automóveis eram desenhados e produzidos. Foi o responsável por algumas estreias na indústria que visavam beneficiar a qualidade de construção no seu segmento e foi, aquando do seu lançamento em 1983, o resultado de cinco anos de pesquisa e design, com um orçamento de cerca de um trilião de liras, o que representou o investimento mais significativo de sempre da FIAT num novo automóvel.
A marca italiana apresentou o Uno à imprensa internacional a 19 de janeiro de 1983 no Estados Unidos da América, em Cabo Canaveral, cenário escolhido por simbolizar a conquista do espaço, o palco ideal para o lançamento de um modelo que visava redefinir o paradigma dos automóveis citadinos e mudar a história da FIAT. O sucessor do 127, desenhado pelo estúdio Italdesign de Giorgetto Giugaro, destacou-se pela utilização intensiva de soluções CAD para o design e conceção e de robots no processo de produção, mas também devido a uma maior aproximação na relação entre o Centro Stile e a Engenharia, estabelecendo o conceito de Design Funcional.
Roberto Giolito, Diretor do departamento Heritage da Stellantis (Alfa Romeo, FIAT, Lancia, Abarth) declarou que “o Uno era um projeto completamente inovador, a começar pela sua carroçaria que, ao contrário do seu antecessor, o 127, foi pensada para ser produzida com soldadura robotizada. As portas foram montadas com menos componentes e a nova porta traseira também permitiu remover a linha de soldadura que tinha anteriormente sido vista como uma falha e que se tinha tornado um design distinto para a lateral”.
O motor de quatro cilindros com 903 cc e 45 cavalos, derivado do modelo que substituiu, foi o responsável por propulsionar o Uno até à chegada da nova família de motores FIRE, mais compactos, mais modernos, com menos componentes e, assim, mais leves. O salto evolutivo foi claro, não só ao nível dos materiais, mas também na qualidade de construção do modelo produzido nas modernizadas unidades de fabrico de Rivalta e Mirafiori em Itália.
O novo Uno rapidamente se assumiu como um sucesso comercial, tendo sido igualmente muito elogiado pela imprensa internacional e pelos profissionais do setor que o elegeram “Car of The Year 1984”. O utilitário da FIAT destacou-se ainda pelo espaço a bordo, pelo painel de instrumentos inovador, bem como pela adoção do acima referido novo motor FIRE – Fully Integrated Robotized Engine – produzido através do inovador sistema Robogate. Considerando apenas a produção em fábricas italianas – cessada em 1995 – a FIAT fabricou mais de 6 milhões de unidades do seu Uno.