Polestar 4: novo SUV coupé dá vida ao estudo Precept
A Polestar apresentou o novo Polestar 4, o seu novo SUV coupé elétrico que se assume como o modelo mais rápido de sempre da marca. Embora a sua designação possa indicar o contrário, o novo Polestar 4 posiciona-se na gama entre o Polestar 2 e o Polestar 3, quer em termos de tamanho, quer ao nível do preço.
Visualmente, o novo Polestar 4 apresenta elementos-chave de design que foram inicialmente apresentados no protótipo Polestar Precept. Desde logo, o facto de prescindir do vidro traseiro – o espelho retrovisor é substituído por um ecrã de alta-definição capaz de mostrar informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho – mas também a separação das luzes dianteiras de lâmina dupla com assinatura iluminada.
O novo “4” é construído com base na plataforma premium Sustainable Experience Architecture (SEA) desenvolvida para Geely Holding e dispõe de uma distância entre eixos de 2.999 mm. Mede 4.839 mm de comprimento, 2.139 mm de largura e 1.544 mm de altura. O Polestar 4 é o modelo de produção mais rápido de sempre da marca. A aceleração de 0-100 km/h é feita em apenas 3,8 segundos e a potência máxima é 544 cv.
A Polestar propõe versões Single e Dual Motor, de tração traseira ou integral, respetivamente. A versão de dois motores está igualmente equipada com suspensão semi-ativa que confere um nível adicional de ajuste entre conforto e dinâmica. Dependendo da versão, a gama de jantes poderá variar entre as 20 e as 22 polegadas, sendo os pneus fornecidos pela Pirelli e pela Michelin.
Autonomia poderá chegar aos 600 km
Ambas as versões dispõem de uma bateria de 102 kWh. O Polestar 4 Long Range Dual Motor oferece 544 cv de potência e 686 Nm de binário, com uma autonomia estimada máxima de 560 km. Possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico dianteiro, permitindo, quando este não é necessário, maximizar a autonomia e a eficiência.
A versão Long Range Single Motor disponibiliza 272 cv e 343 Nm através do motor traseiro, com um valor preliminar de autonomia de 600 km. Todas as versões incluem uma capacidade máxima de carregamento de 200 kW em DC e de 22 kW em AC. Chega em 2024.