Peugeot 2008: líder de vendas em Portugal renova-se. Elétrico mais potente e com maior autonomia. Híbrido chega em 2024
Líder de vendas entre os SUV de segmento B nos últimos anos, bem como o automóvel mais vendido em Portugal em 2022, o Peugeot 2008 foi alvo de uma extensa atualização que abrange áreas como o design, a tecnologia e a indispensável eletrificação.
Visualmente, o novo Peugeot 2008 destaca-se por adotar a assinatura luminosa estreada pelos novos 508 berlina e SW, bem como por contar agora com uma dianteira redesenhada com o novo logótipo da marca. A gama inclui igualmente novas cores de carroçaria, bem como novas jantes com design disruptivo. Por dentro, são novidade os novos tecidos, atualização que se estende a todas a versões do 2008. Também no habitáculo, esta renovação trouxe ao 2008 um novo design para o painel de instrumentos, o qual, na versão GT, conta com um ecrã 3D. Relativamente ao sistema de infotainment, todos os 2008 contam agora com um display tátil de 10 polegadas.
O E-2008
O novo E-2008 é um dos grandes destaques desta atualização, disponibilizando agora uma motorização de 156 cavalos – um aumento de 20 cavalos – e uma bateria de 54 kWh de capacidade, mais 4 kWh do que anteriormente. A autonomia declarada atinge agora um valor máximo de 406 quilómetros – ciclo combinado WLTP – mais 61 quilómetros do que a versão prévia. De série, está equipado com um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, estando disponível, em opção, um trifásico de 11 kW. Os tempos estimados de carregamento, de 20% a 80% da bateria, são de 30 minutos utilizando um ponto de carregamento público (100 kW), 4 horas e 40 minutos numa Wall Box (7,4 kW) e 11 horas e 10 minutos numa tomada reforçada (3,2 kW).
Híbrido chega no início de 2024
No início do próximo ano chega à gama o novo propulsor 48V HYBRID, solução que combina um motor a gasolina PureTech de nova geração com 136 cavalos com uma nova caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades, a qual inclui um motor elétrico. Graças à presença de uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixos regimes e um consumo de combustível inferior até 15%. Em ambiente citadino, o novo 2008 híbrido pode funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico e, assim, com zero emissões locais.
A gama do novo 2008 continua a apostar em várias opções de motores a gasolina e Diesel, permitindo que cada cliente escolha a solução que melhor se adequa às suas necessidades. Estão disponíveis duas motorizações a gasolina: 1,2 litros PureTech com 100 cavalos, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades; 1,2 litros PureTech com 130 cavalos, o qual pode ser combinado com a caixa automática de 8 velocidades EAT8 ou com uma caixa manual de 6 velocidades. A oferta Diesel faz-se com o motor 1.5 BlueHDi de quatro cilindros com 130 cavalos e caixa automática de 8 velocidades EAT8.
Chega no verão
O renovado SUV de segmento B da Peugeot é proposto em apenas três níveis de equipamento – ACTIVE, ALLURE e GT – facilitando, assim, a escolha dos clientes. Estes incluem os seguintes elementos de equipamento:
- ACTIVE: nova assinatura luminosa de três garras à frente e três LED duplos atrás, assistência ao estacionamento traseiro, ar condicionado automático, vidros dianteiros e traseiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, PEUGEOT i-Cockpit® com ecrã tátil central de 10 polegadas, uma tomada USB-C à frente,
- ALLURE: igual ao ACTIVE + jantes de liga leve de 17 polegadas “KARAKOY”, grelha na cor da carroçaria, assistência ao estacionamento à frente e atrás, PEUGEOT i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10 polegadas e touchscreen central de alta-definição de 10 polegadas, sistema infotainment PEUGEOT i-Connect® com conetividade total para smartphone, 2 tomadas UBS-C à frente, 1 tomada USB-C e 1 tomada USB-A atrás,
- GT: igual ao ALLURE + faróis dianteiros full LED, câmara de estacionamento de alta-definição, acesso e arranque sem chave, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente com iluminação de boas-vindas, tejadilho Black Diamond, monogramas GT.
O novo 2008 é produzido em Vigo, em Espanha, e estará à venda já no verão de 2023.