Automóveis da Mercedes-Benz vão passar a usar componentes em alumínio produzidos de forma mais sustentável
A Mercedes-Benz anunciou que irá começar a integrar componentes em alumínio produzidos de forma mais sustentável no fabrico dos seus veículos. O alumínio – com uma redução de cerca de 70 % de emissões de CO2 comparativamente à média europeia, bem como com um mínimo de 25 % de material reciclado – foi aprovado nos exigentes testes para ser utilizado nos componentes estruturais obtidos por fundição.
A marca de Estugarda irá começar a integrar estes componentes na produção ainda este ano e os 100% elétricos EQE e EQS estão entre os primeiros modelos a recebê-los. Este é o resultado da parceria tecnológica anunciada em dezembro de 2022 com a Hydro, uma empresa especializada na produção de alumínio que fornece à fundição da fábrica de Untertürkheim (Mettingen) da Mercedes-Benz matéria-prima produzida com menores emissões de CO2 através de eletrólise alimentada por energia renovável.
O próximo passo desta parceria é fornecer alumínio com uma pegada de carbono ainda mais reduzida, o qual representa cerca de 60 % do alumínio total utilizado na fundição de Mettingen e que inclui pelo menos 25% de material reciclado. Ali, o material é fundido e injetado em moldes para dar forma aos sofisticados componentes estruturais da carroçaria.
São disso exemplo as torres da suspensão dos modelos EQS, EQE, Classe S, Classe E, GLC e Classe C. Também o EQE irá dispor de elementos do seu chassis produzidos com alumínio de baixo CO2. A Mercedes-Benz também pretende utilizar o material em vários outros componentes como a estrutura de suporte da cadeia cinemática elétrica da futura plataforma de veículos MMA (Mercedes Modular Architecture).