KIA EV9 enfrentou o rigoroso inverno da Suécia
A KIA levou o seu novo EV9 até Arjeplog, na Suécia, para o submeter aos obrigatórios e exigentes testes de inverno. Sob condições de frio extremo, próximo do círculo polar ártico, os engenheiros da KIA colocaram à prova o seu novo SUV de forma a testar o desempenho da bateria e do seu carregamento, bem como aperfeiçoar o funcionamento do sistema de controlo de tração.
Em condições ideais, o EV9 tem uma autonomia WLTP superior a 540 quilómetros e através de carregamento ultrarrápido de 800V pode recuperar até 239 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos. No entanto, como é comum nos veículos elétricos, a condução em condições extremas de temperatura, baixas ou elevadas, pode resultar num carregamento mais lento e numa autonomia de condução inferior.
Gestão eficiente da energia
Com a finalidade de gerir melhor estas condições extremas de utilização, a KIA implementou a tecnologia de condicionamento da bateria – utilizada pela primeira vez no EV6 – capaz de pré-aquecer a bateria antes de iniciado o carregamento. Ao atingir a temperatura ideal da bateria antes do início do carregamento, o EV9 pode continuar a dispor de um carregamento ultrarrápido, apesar do frio.
Em estreia no EV9 e a trabalhar em conjunto com o condicionamento da bateria, o EV Route Planner não só analisa os dados do veículo em tempo real e o percurso que foi inserido no sistema de navegação para adicionar pontos de carregamento relevantes, como pode forçar o pré-aquecimento da bateria quando o EV9 se aproxima de um posto de carregamento rápido.
Tração com modo Neve
Já o sistema de controlo de tração do EV9 dispõe de um modo Neve específico que otimiza a estabilidade e a progressão do grande SUV da KIA em condições de fraca aderência. Ao ser selecionado, o sistema limita a entrega de binário e controla-o de forma a proporcionar a maior aderência possível, trabalhando em conjunto com o controlo da travagem de forma a permitir uma progressão contínua mesmo sobre a neve.