Porsche 718 Spyder RS: o expoente máximo da performance em configuração Roadster
Parece impossível, mas já lá vão 30 anos desde que a Porsche apresentou o concept do já icónico Boxster, modelo cuja primeira geração dispunha de um motor de 2.5 litros com 204 cavalos. Agora, três décadas depois, a Porsche apresenta o novo 718 Spyder RS, versão que, ao estar equipada com o motor do 911 GT3 – com 500 cavalos – ganha de imediato a distinção do “718 mais rápido e potente de sempre”.
Basicamente, e recorrendo novamente às palavras da Porsche, estamos na presença da “versão sem tejadilho do 718 Cayman GT4 RS”. A capota de baixo peso, de abertura manual, contribui para uma experiência mais purista e ainda mais emocionante graças ao inconfundível som do rotativo motor boxer de seis cilindros, ampliado pelo escape desportivo de baixo peso.
Por pouco, mas mais leve do que o 718 Cayman GT4 RS
O motor de 4.0 litros de cilindrada, com 500 cavalos de potência e 450 Nm de binário, é capaz de atingir as 9.000 rotações por minuto e está acoplado a uma transmissão PDK de sete velocidades com relações curtas. A aceleração de 0 a 100 km/h demora apenas 3,4 segundos e os 200 km/h são atingidos 10,9 segundos depois do arranque. A velocidade máxima é de 308 km/h.
Com um peso declarado de 1.410 kg, o novo 718 Spyder RS pesa menos 40 kg do que o 718 Spyder com transmissão PDK, sendo igualmente 5 kg mais leve do que o 718 Cayman GT4 RS. O novo modelo está equipado de série com o Porsche Active Suspension Management (PASM) com afinação desportiva e foi rebaixado em 30 milímetros, bem como com a tecnologia Porsche Torque Vectoring com diferencial autoblocante mecânico.
Suspensão menos rígida no 718 Spyder RS
O chassis pode ser ajustado ao nível da suspensão – afinações como a altura ao solo e o camber – bem como as barras estabilizadoras. Quando comparado com o 718 Cayman GT4 RS, quer o amortecimento, quer a força das molas, foram ajustados para se conseguir proporcionar uma configuração mais relaxada inerente à condução de um descapotável.
“O 718 Spyder RS eleva o prazer de condução a um novo nível para os automóveis descapotáveis”, afirma Andreas Preuninger, Director of GT Cars. “A combinação do nosso inconfundível motor GT3, a transmissão com relações curtas, as dimensões compactas, o baixo peso, a suspensão de competição otimizada para a utilização em estrada e a máxima abertura oferecem uma experiência de condução extremamente atraente e sem filtros”.
O preço do novo Porsche 718 Spyder RS começa nos 213.586 euros. Será apresentado ao público em junho, durante a comemoração dos 75 anos de Automóveis Desportivos da Porsche em Estugarda. Pouco depois, marcará também presença no Goodwood Festival of Speed. Vemo-nos lá, 718 Spyder RS!