Citroën Méhari: 55 anos de vida, 55 anos de lazer
Têm sido muitos os modelos a celebrar aniversários “redondos” em 2023 e hoje celebra-se outro muito especial: o do Citroën Méhari. Sim, o número “55” não é especialmente redondo como um “30” ou um “50”, mas também o icónico modelo francês de redondo quase nada tem.
Lançado originalmente a 16 de maio de 1968 no campo de golfe de Deauville, o divertido Méhari não esconde a sua abordagem lúdica à mobilidade, um invulgar todo-o-terreno que, apesar de imediatamente associado ao verão, estava mais do que apto às restantes estações do ano.
Prático como poucos, o Méhari rapidamente conquistou um lugar de destaque na história da Citroën, tem sido utilizado por milhares de utilizadores no seu dia-a-dia, bem como fez carreira militar no exército francês e participou, inclusivamente, em produções cinematográficas, com destaque para o filme “Le Gendarme de Saint Tropez” de 1966 com Louis de Funès.
Méhari também foi produzido em Portugal, na fábrica de Mangualde
Entre 1968 e 1987 foram produzidos 144.593 Méhari na fábrica de Forest da Citroën, na Bélgica, mas de 1969 a 1983 a produção do inconfundível Méhari passou, também, por Portugal, pela unidade de fabrico de Mangualde, onde foi produzido 19.749 vezes.
O Méhari assumia um perfil de pick-up com carroçaria construída em plástico ABS e contava com pequenos motores com potência entre 28 e 32 cavalos, números mais do que suficientes para mover o levezinho francês. Construído com base na plataforma do Dyane 6, foi inicialmente apresentado com a designação Dyane 6 Méhari e chegou, inclusivamente, a contar com versões 4×4 – 1213 unidades.
A Citroën inspirou-se no nome dado aos dromedários no Norte de África e no Sahara, animais conhecidos pela sua capacidade de lidar com todo o tipo de terrenos, para batizar o novo e versátil veículo. O pequeno descapotável, embora perfeito para o verão, ganhava, porém, uma nova utilização na estação da chuva e do frio graças a uma capota que isolava completamente os ocupantes.
Duas versões especiais do Méhari foram vendidas em Portugal
A sua carroçaria é composta por apenas 11 peças de fácil reparação e até o interior podia ser lavado com jato de água. Conquistou imensos condutores pela sua modularidade, conseguindo acomodar quatro pessoas ou ser transformado para transportar carga.
Em 20 anos de produção, foram introduzidas três versões, incluindo duas edições especiais de produção limitada apresentadas em 1983: o Méhari Plage, pensado para as férias com a sua cor amarela, comercializado em Espanha e em Portugal; o Méhari Azur, lançado nos mercados francês, italiano e português – em apenas 700 unidades.
Foi utilizado por diversas entidades e serviços, como por exemplo, polícia, alfândegas, aeroportos, hipódromos, comerciantes, artesãos e clientes particulares. Teve, igualmente, uma longa carreira no exército francês que, entre 1972 e 1987, encomendou um total de 11.457 automóveis para as suas manobras.
O mais exclusivo Méhari 4×4 desempenhou a tarefa de veículo de assistência médica em estradas de todo o mundo. Em 1980 participou até no Rali Paris-Dakar, edição em que dez Méhari 4×4 foram utilizados pelos serviços de assistência médica, ao longo do percurso da exigente prova.
Parabéns, Méhari!