“Let’s Explore”: fomos conhecer o futuro elétrico da Skoda
A convite da Skoda Portugal, fomos até ao sempre inspirador ambiente da Estufa Fria, em Lisboa, para conhecer a sua campanha de mobilidade elétrica.
Sob o lema “Let’s explore”, a Skoda revelou aquela que é a sua visão da mobilidade elétrica do futuro. Enumerou os modelos que irão compor a oferta de produto, bem como divulgou a estratégia prevista para os próximos anos. Björn Kröll, Diretor de Marketing de Produtos da Škoda Auto, apresentou, ao detalhe, o plano da marca checa definido para os próximos anos, no qual uma adaptação flexível, defende, é essencial, uma vez que a eletrificação não avança ao mesmo ritmo em todos os mercados.
A Skoda prevê assim lançar no mercado seis novos modelos elétricos alimentados a bateria. Desta forma, aumenta, e de que maneira, a sua ofensiva elétrica em apenas três anos. Até à completa implementação desta nova gama 100% elétrica, as motorizações térmicas e híbridas plug-in continuarão a desempenhar um papel essencial nas ambições da Skoda, suportando a fase de transformação que se aproxima.
“Até 2026, os nossos novos modelos puramente elétricos irão satisfazer as necessidades de um vasto leque de clientes já que iremos oferecer soluções à medida dos mesmos em diferentes segmentos. É a forma que encontrámos para dar aos nossos clientes os meios para explorar o mundo com estilo – de forma sustentável, segura e confiante, com produtos que incorporam o ADN da marca e simultaneamente representem a nossa nova linguagem de design Modern Solid“, Björn Kröll, Diretor de Marketing de Produtos da Škoda Auto.
As novidades elétricas da Skoda
Ao já conhecido Enyaq iV, junta-se no próximo mês de junho o Enyaq iV Coupé – modelo com o qual tivemos já um breve contacto dinâmico – ainda que ambos venham a ser já atualizados em 2025 de forma a refletir a nova linguagem de design que irá estar presente em todos os futuros modelos BEV da Skoda.
Nos próximos anos surgirão, como referido, quatro novos automóveis puramente elétricos. O “Small” será o futuro modelo de entrada para o segmento SUV A0. O “Compact” assumir-se-á como o sucessor puramente elétrico do Karoq para o segmento dos SUV compactos, com a designação oficial Elroq, de “Electric Karoq”. O “Combi” visa para prolongar a bem-sucedida tradição da Škoda no segmento das carrinhas familiares. Já o “Space” será a versão de produção do concept car de 7 lugares Vision 7S apresentado em agosto de 2022. O modelo de produção do concept “Space” irá posicionar-se no topo do portfólio da Skoda.
Novas gerações do Superb e Kodiaq em 2024. PHEV terão carregamento DC
A Skoda assume igualmente que o motor de combustão interna continua a desempenhar um papel fundamental para a transição energética. A marca checa aposta por isso na sua otimização com vista a melhorar a sua eficiência. Serão vários os modelos a beneficiar desta decisão interna e trabalho realizado.
Já em 2024 chegam ao mercado a quarta geração do Superb e a segunda geração do Kodiaq. Para além das evoluções dos motores a gasolina e Diesel, estarão igualmente disponíveis versões em configuração híbrida plug-in com uma autonomia elétrica WLTP prevista de cerca de 100 quilómetros, bem como com outra novidade, o carregamento DC.
Para além dos modelos topo de gama, a Skoda irá em breve renovar o bestseller Octavia e os compactos Kamiq e Scala. Os dois últimos são, assume, modelos a que recorre para sublinhar o seu foco na mobilidade individual acessível para um maior número de clientes. De fora desta comunicação de estratégia e plano de produto ficou, porém, o Fabia.
Foi igualmente abordada a questão da sustentabilidade, área em que a Skoda destacou o seu foco contínuo e em crescimento. Este está presente quer na aplicação de materiais recicláveis na produção dos seus automóveis, quer na utilização de energias renováveis nas suas unidades de produção e cadeias de abastecimento.