Volvo EX30 revelado. O SUV mais pequeno, mais rápido e mais sustentável de sempre da marca sueca
Fazendo uso da inteligente combinação de palavras da Volvo, o novo EX30 tem tudo para ser um pequeno grande automóvel. Este jogo de palavras foi, na verdade, dominante na sua já habitualmente brilhante estratégia de comunicação, em que o novo EX30 foi revelado por Jim Rowan – CEO da Volvo Cars – como um pequeno automóvel cuja importância para a concretização do plano futuro da marca é enorme. Um vídeo de revelação que é absolutamente genial. Convido-vos a vê-lo, no final deste artigo.
Recorrendo à plataforma SEA, o novo EX30 é, como não podia deixar de ser, 100% elétrico. A fim de dar aos clientes total liberdade na sua escolha num segmento onde a Volvo ainda não tinha lugar assegurado, o EX30 pode ser configurado segundo três combinações de motor e duas de bateria. A gama inicia-se com a opção Single Motor com bateria LFP – ferro, fosfato, lítio – uma versão mais económica e que consome menos recursos, ideal para quem não exija uma grande autonomia.
Acima, e para quem a autonomia é prioridade, a Volvo propõe a variante Single Motor Extended Range com bateria NMC – lítio, níquel, manganésio e cobalto. Nesta combinação, o EX30 declara uma autonomia máxima de 480 quilómetros. Para os condutores que procuram a máxima performance, o Twin Motor Performance é o EX30 ideal, combinando um segundo motor com a bateria NMC e oferecendo, assim, 428 cavalos de potência. Como resultado, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, destacando-se como o modelo mais rápido de sempre da Volvo Cars.
Sustentabilidade foi prioridade no projeto EX30
O EX30 assume-se como o SUV mais pequeno da Volvo, mas destaca-se, também, por ter a pegada ambiental mais reduzida de sempre. Neste aspeto, a Volvo reduziu as emissões de CO2 em 25%, reduzindo a utilização de aço e alumínio no processo de produção e aumentando a proporção reciclada destas matérias-primas. Neste capítulo, também 17% de todo o plástico utilizado é reciclado. No total, 95% do EX30 é, assim, reciclável no final da sua vida útil.
O EX30 pode ser o mais pequeno, mas a aposta em segurança continua a ser grande. Foi concebido para proporcionar a máxima segurança aos seus ocupantes, mas também a outros utilizadores da via. O mais recente modelo da Volvo inclui de série, por exemplo, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.
A abordagem minimalista do design expande-se ao habitáculo, onde são destaque soluções como o sistema de infotainment com tecnologia Google integrada e a soundbar da Harman/Kardon. Em complemento das cinco cores disponíveis para a carroçaria, estão igualmente disponíveis vários ambientes interiores. A bordo, os vários temas disponíveis para a iluminação permitem adaptar o habitáculo ao mood pretendido, elevando a fasquia da personalização do conforto.
Chega no início de 2024
A Volvo prevê entregar as primeiras unidades a clientes no início de 2024 e já fez saber que irá propor – no final do próximo ano – uma versão Cross Country de espírito mais aventureiro. Esta versão irá incluir diversos elementos específicos, tais como uma maior distância ao solo, jantes pretas de 19 polegadas ou a opção de jantes de 18 polegadas com pneus igualmente personalizados. O futuro Volvo EX30 Cross Country será facilmente identificável através das placas de proteção adicionais, painéis pretos especiais no para-choques dianteiro e na tampa da bagageira, bem como pela marca Cross Country – uma pequena bandeira sueca colocada no capot.
Preços
Single Motor – 272 cv – 51 kWh
- Core – 37.896 €
- Plus – 40.909 €
Single Motor Extended Range – 272 cv – 69 kWh
- Core – 43.246 €
- Plus – 46.875 €
- Ultra – 50.073 €
Twin Motor Performance – 428 cv – 69 kWh
- Plus – 49.581 €
- Ultra – 52.779 €