Renault Rafale apresentado: O porta-estandarte para os novos voos do losango
O novo Renault Rafale tem uma missão difícil de concretizar, mas fácil de definir: é a nova arma da marca francesa para conquistar o seu espaço no segmento D. Assumindo-se, assim, como o novo topo de gama da Renault, o novo Rafale é o primeiro modelo de uma nova geração de produtos com a mais recente linguagem de design introduzida por Gilles Vidal como responsável pelo Design da Renault.
Construído com base na mais recente geração da plataforma CMF-CD da Aliança, o Rafale – nome escolhido em homenagem ao avião Caudron-Renault Rafale que, em 1934, voou a uma velocidade recorde de 445 km/h – assume-se como um SUV Coupé com silhueta fastback. Apresenta-se com 4,71 metros de comprimento e dispõe, igualmente, de uma a longa distância entre eixos – 2,74 metros – a mesma do novo Espace.
“O novo Rafale é uma poderosa ilustração da nova linguagem de design da marca Renault. O seu ADN é preservado graças às curvas generosas, tratadas com grande precisão, combinadas com linhas de tensão e detalhes técnicos que conferem carácter e sofisticação ao conjunto. Com o seu estilo sem precedentes, a sua qualidade de construção e as suas proporções, o novo Renault Rafale afirma o seu poder e igualmente a sua personalidade em estrada”
Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da marca Renault
E-Tech 4×4 de 300 cavalos no futuro
A motorização E-Tech é também partilhada com a mais recente geração do Espace. Combina a potência de 200 cavalos com a já conhecida transmissão automática multi-modo sem embraiagem apontando, assim, à máxima eficiência. A Renault promete uma condução maioritariamente em modo elétrico – até 80% do tempo – e uma redução de consumo na ordem dos 40% quando comparado com um motor de combustão de performance equivalente.
Está igualmente previsto o lançamento de uma nova versão híbrida plug-in de elevada performance na gama Rafale, cuja potência chegará aos 300 cavalos. Esta irá contar com um motor elétrico adicional, colocado no eixo traseiro. O Rafale passará assim a ser um SUV coupé com tração às quatro rodas. Também o chassis contará com ligações específicas, para além da tecnologia 4CONTROL de quatro rodas direcionais.
Interior naturalmente iluminado
Passando ao habitáculo, uma das grandes novidades do topo de gama Rafale é o tejadilho panorâmico Solarbay. Equipado com a inovadora tecnologia AmpliSky – e desenvolvido pela Saint-Gobain – é possível escurecer o vidro por segmentos através de campos elétricos variáveis. O condutor e os passageiros podem escolher entre quatro configurações: totalmente transparente, totalmente opaco, transparente à frente e opaco atrás, bem como o inverso.
Também os bancos são totalmente novos no Rafale, com reforços na zona lombar que convidam a explorar as capacidades dinâmicas do seu chassis. No que diz respeito a materiais, o Rafale é o primeiro automóvel do mundo a incluir cortiça tingida e ardósia no seu habitáculo. A Renault destaca ainda a habitabilidade no banco traseiro – inclusivamente no espaço para a cabeça, mesmo tratando-se de um coupé – bem como a bagageira com 530 litros de capacidade.
“O novíssimo Renault Rafale está no centro da Renaulution, pois simboliza a nossa evolução e mostra que estamos presentes em todos os segmentos de mercado. Com o seu cativante design de SUV coupé, concebido para proporcionar experiências intensas, oferece um prazer de condução sem precedentes graças aos grupos propulsores híbridos e a um chassis que reflete a paixão e o know-how dos engenheiros da Renault”
Fabrice Cambolive, CEO da Renault
O novo Renault Rafale E-Tech híbrido de 200 cv chega na primavera de 2024.