Mazda inicia produção do MX-30 e-Skyactiv R-EV
Começou a produção do novo Mazda MX-30 plug-in, de nome e-Skyactiv R-EV, que conta com um motor de 170 cavalos e 85 quilómetros de autonomia. A novidade é a introdução de um motor rotativo que funciona como extensor de autonomia.
A Mazda deu início, hoje, à produção em massa do seu mais recente híbrido plug-in. Não é o primeiro – esse título cabe ao CX-60 – mas é o que vai apelar a um público mais abrangente graças à reintrodução da tecnologia de motor rotativo. O motor rotativo funcionará como extensor de autonomia, carregando as baterias ou fornecendo energia adicional caso necessário. A condução será sempre eléctrica.
Falando de autonomia, a Mazda anuncia 85 quilómetros numa carga completa, o que será mais do que suficiente para os trajectos diários. Para trajectos mais longos, não será necessário ficar preocupado pois o motor rotativo tratará de fornecer energia, caso se opte por não carregar as baterias num posto de carregamento. Este Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV é, primeiro, um plug-in, o que significa que tem baterias que podem ser carregadas “ligando à tomada”. O motor rotativo está lá para nos retirar a ansiedade dos carregamentos eléctricos. Uma boa solução por parte da Mazda e uma solução eficiente.
Para melhorar, ainda mais, o seu baixo impacto ambiental, a marca irá pintar os carros com pistolas de pulverização de alta precisão para diminuir o desperdício de tinta e utilizará, ainda, tintas que cozem a baixas temperaturas. Isto significa, de acordo com a Mazda, uma diminuição de emissões de CO2 de 34% a 37%. O primeiro carregamento, em fábrica, será feito com recurso a energia eléctrica obtida através de painéis fotovoltaicos, o que torna essa energia praticamente zero emissões.
Nos próximos meses teremos mais informações quanto à data de lançamento e preço de venda.