Sete fabricantes de automóveis unidos na criação de rede de carregamento na América do Norte
São sete os grandes fabricantes mundiais de automóveis envolvidos na mais recente joint venture da indústria automóvel que visa promover a construção de uma rede líder de carregamento de alta potência na América do Norte.
BMW, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis vão criar uma nova joint venture sem precedentes no domínio das redes de carregamento. Esta visa alargar significativamente o acesso ao carregamento rápido nos Estados Unidos da América, bem como no Canadá já a partir do verão de 2024.
O objetivo é instalar pelo menos 30.000 pontos de carregamento de alta potência em locais urbanos e igualmente em autoestradas para garantir que todos os condutores de veículos elétricos possam carregar quando e onde precisarem.
Expansão da rede de carregamento até 2030 é crucial
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, em julho de 2023, existiam 32.000 carregadores rápidos DC disponíveis nos Estados Unidos. Estão são utilizados por 2,3 milhões de veículos elétricos, uma proporção de 72 veículos por carregador. O NREL (National Renewable Energy Laboratory) estima que 182.000 carregadores rápidos DC serão necessários para dar resposta às necessidades de 30 a 42 milhões de veículos plug-in previstos para 2030.
Assim, e com a previsão de que as vendas de veículos elétricos nos EUA excedam 50% do total de vendas até 2030, a expansão de uma infraestrutura de carregamento à altura será ainda mais crucial para a adoção generalizada dos veículos elétricos.
“Acreditamos que uma rede de carregamento em escala é vital para proteger a liberdade de mobilidade para todos. Especialmente à medida que trabalhamos para alcançar o nosso ambicioso plano de neutralidade de carbono. Uma rede de carregamento forte deve estar disponível para todos – nas mesmas condições – e ser construída em conjunto, com um espírito de ganho mútuo. Quero agradecer a todos os colegas envolvidos, pois este é um exemplo marcante da nossa inteligência coletiva para ouvir e servir os nossos clientes”, Carlos Tavares, CEO da Stellantis.