Mercado de automóveis elétricos em Portugal mais do que duplica nos primeiros sete meses de 2023
Passados que estão os primeiros sete meses do ano, o mercado português de automóveis elétricos registou um crescimento de quase 120% relativamente ao período homólogo de 2022. Considerando apenas o passado mês de julho, o crescimento das vendas de viaturas elétricas foi de 112%, tendo sido matriculados 2.607 automóveis ligeiros novos.
No que diz respeito a marcas, e considerando os primeiros sete meses de 2023, a Tesla lidera destacadamente o mercado 100% elétrico, com um total de 4.604 viaturas registadas. Segue-se a Peugeot com 1.604 viaturas elétricas vendidas e a BMW com 1.569. As alemãs Volkswagen e Mercedes-Benz fecham o top 5 nacional.
Destaque, igualmente, para as 100 viaturas que a recém-chegada BYD já colocou nas nossas estradas, bem como para a reintroduzida MG que já convenceu 361 condutores portugueses.
Os híbridos
No segmento dos híbridos plug-in, o mercado é liderado pela BMW com 3.038 automóveis registados, seguida pela eterna rival Mercedes-Benz com 2.763 viaturas vendidas. O último lugar do pódio é ocupado pela também premium Volvo com 1.658 unidades comercializadas. O quarto lugar é ocupado pela Peugeot e o top 5 fecha com a Land Rover.
O mercado dos híbridos elétricos é liderado, sem surpresa, pela Toyota, graças a 4.515 matrículas registadas desde o início do ano. Segue-se a Ford com 3.112 viaturas entregues e a Nissan ocupa o último lugar do pódio com 2.468 automóveis vendidos. A FIAT garante o quarto lugar e a Mercedes-Benz o quinto.
São, sem dúvida, sinais positivos de um mercado cada vez mais eletrificado, porém, ainda assombrado pelos preços elevados dos veículos elétricos novos, pela dependência da utilização de postos de carregamento públicos e por uma grande parte do mercado eletrificado dizer respeito a frotas empresariais. Contraproducente à essencial eletrificação é também o grande número de viaturas importadas equipadas com motor a gasóleo, ainda que compensado por um também cada vez maior número de elétricos importados para o nosso país.