Jaguar Land Rover investe em sistemas de armazenamento de energia com recurso a baterias usadas
A Jaguar Land Rover, em parceria com a Wykes Engineering, vai desenvolver um dos maiores sistemas de armazenamento de energia renovável do Reino Unido. Para tal, irá recorrer a baterias de veículos elétricos, dando-lhes uma nova vida ao servirem de base de aproveitamento de energias limpas, neste caso, solar e eólica.
O sistema irá contribuir para a descarbonização do ambiente, bem como permitirá responder aos picos de procura registados. Assim, serão reutilizadas 30 baterias de Jaguar I-Pace a fim de armazenar cerca de 2,5 MWh de energia, o suficiente para alimentar qualquer coisa como 250 casas durante um dia.
Jaguar Land Rover prevê triplicar capacidade até ao final de 2023
As baterias foram recuperadas de protótipos e veículos de teste de engenharia, sendo que o objetivo da Jaguar Land Rover é fornecer as baterias necessárias para armazenar um total de 7,5 MWh de energia até ao final de 2023, o suficiente para alimentar 750 casas com energia renovável durante um dia.
Cada instalação estará ligada a um inversor que maximiza a eficiência e a gestão da energia, sendo capaz de fornecer energia à rede durante os períodos de maior exigência, bem como de receber energia nos períodos mais calmos a fim de a armazenar para utilização posterior. Desta forma é igualmente possível maximizar a recolha de energia eólica e solar nos dias com condições mais favoráveis.
Esta parceria representa um passo importante para a Jaguar Land Rover na incorporação dos princípios da economia circular e integra a estratégia da empresa para atingir a neutralidade de carbono até 2039.