Novo Volkswagen Passat: A partir de agora só Variant
“Totalmente novo, mas o Passat de sempre.” É assim que começa o comunicado da Volkswagen referente ao seu novo Passat, modelo executivo que a marca alemã reformulou, apostando exclusivamente na mais versátil carroçaria Variant.
Com um design integralmente novo, é destaque na carroçaria do Passat a grande preocupação dos designers da Volkswagen com a manutenção de um equilíbrio de linhas que se querem elegantes e marcantes, mas igualmente aerodinâmicas, um fator cada vez mais relevante.
Passat com nova tecnologia híbrida plug-in
O desempenho aerodinâmico é especialmente importante para potenciar a autonomia elétrica das versões equipadas com propulsores híbridos plug-in. Os novos Passat eHybrid estão disponíveis em duas variantes com 204 ou 272 cavalos, estreando o novo motor 1.5 TSI evo2 nesta configuração eletrificada, bem como uma bateria de 19,7 kWh. A autonomia elétrica prevista é de cerca de 100 quilómetros. Também há novidades no que diz respeito ao carregamento, com o sistema a suportar carregamentos AC até 11 kW e em DC até 50 kW.
A restante oferta de motorizações inclui uma versão mild hybrid 48V eTSI com 150 cavalos, bem como duas versões do Diesel 2.0 TDI, com 122 ou 150 cavalos. Todas as motorizações estão associadas a uma transmissão automática DSG.
Ao nível da habitabilidade, graças a uma distância entre eixos 50 milímetros mais longa, o Passat oferece agora ainda mais espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro. A bagageira, com os bancos rebatidos, permite uma capacidade de carga máxima de 1.920 litros.
A tecnologia
Também o interior do Passat está repleto de novidades, com a Volkswagen a apostar na inclusão da sua mais recente plataforma de sistemas de infoentretenimento MIB4, prometendo uma utilização mais intuitiva nesta nova geração de cockpit. A oferta ao nível dos assistentes de condução é extensa, incluindo funções opcionais como o Park Assist Pro que permite controlar o estacionamento através de uma aplicação para smartphone.
Adicionalmente, se o Passat estiver equipado com a função de memória do Park Assist Pro, o sistema pode registar os últimos 50 metros percorridos e, assim, também a situação de estacionamento a pedido do condutor. Ao chegar à mesma posição – por exemplo, no acesso à garagem – o sistema oferece-se para assumir o estacionamento de forma autónoma.
Novidade é também o DCC Pro, tecnologia de amortecimento variável que promete oferecer elevados nível de conforto, mas também de eficácia dinâmica, e que estreia uma configuração com duas válvulas de controlo por cada amortecedor num automóvel da Volkswagen. Ao nível do conforto, são igualmente novidade os bancos ergoActive Plus com função de massagem pneumática com dez câmaras de pontos de pressão.
Chega no início de 2024
Com mais de 34 milhões de unidades vendidas em tudo o mundo, o Passat é um pilar essencial da Volkswagen, sendo apenas batido pelo indiscutível bestseller Golf. Não é por isso de estranhar a aposta feita pela marca de Wolfsburg na total renovação do Passat, modelo que tem lançamento no mercado agendado para o primeiro trimestre de 2024.