Novo FIAT 600: depois do elétrico, o híbrido
Depois de apresentada a versão 100% elétrica do Novo 600, a FIAT anunciou agora que a sua nova aposta para o segmento B irá igualmente dispor de uma motorização híbrida.
O Novo 600 Hybrid irá disponibilizar, segundo a FIAT, uma experiência de condução verdadeiramente eletrificada graças à sinergia entre o motor de combustão de 3 cilindros e 1,2 litros com 100 cv, a bateria de iões de lítio de 48 Volts e a nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de 6 velocidades, com um motor elétrico de 21 kW.
A potência elétrica adicional contribui com mais disponibilidade a baixas rotações e nas fases de arranque, proporcionando arranques silenciosos e uma resposta mais imediata, com transições fluídas e rápidas. Além disso, a tecnologia permite recuperar energia nas fases de desaceleração.
O propulsor híbrido permite o arranque em modo 100% elétrico (e-launch) e melhora igualmente a eficiência e a dinâmica, permitindo circular com o motor de combustão interna desligado em determinadas situações. Este modo é ativado durante a condução em cidade abaixo dos 20 km/h, com uma autonomia elétrica total de 1 km, desde que se mantenha uma condução suave, libertando o pedal do acelerador.
A potência puramente elétrica também pode ser utilizada para a função e-creeping, com a qual é possível fazer pequenas deslocações para a frente sem pressionar o acelerador – como em situações de para/arranca (e-queueing). O Novo 600 Hybrid também pode ser estacionado em modo 100% elétrico, quer em primeira velocidade quer em marcha-atrás (e-parking).
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 11 segundos e o consumo de combustível é 15% inferior quando comparado com uma motorização térmica equivalente.
O grupo propulsor Hybrid será lançado em dois níveis de equipamento: o Novo Fiat 600 Hybrid La Prima, a versão mais exclusiva, e o Novo Fiat 600 Hybrid, a versão mais acessível.
Chega a Portugal no segundo trimestre de 2024.