Citroën 2 CV, o eterno clássico francês celebra 75 anos
A Citroën está a celebrar o 75º aniversário do seu icónico 2 CV. Apresentado ao público no Salão Automóvel de Paris a 7 de outubro de 1948 e com uma produção total de 5.114.969 unidades que se prolongou de 1949 a 1990, o simpático Citroën rapidamente se tornou um sucesso comercial devido à sua construção inteligente e baixos custos de aquisição e manutenção.
Construído sobre os pilares da popularidade, conforto, economia, simplicidade e robustez de construção, o 2 CV foi originalmente concebido no gabinete de estudos da Citroën na Rue du Théâtre, em Paris, e aperfeiçoado no centro de testes de La Ferté-Vidame, na região de Eureet-Loir. O projeto “TPV” (“Toute Petite Voiture” ou “veículo muito pequeno”) nasceu em 1936 e logo no ano seguinte a Citroën tinha já um protótipo funcional.
Este primeiro estudo do 2 CV pesava apenas 370 kg e dispunha apenas de um farol, pois a legislação não obrigava a mais do que isso. Podia transportar até quatro pessoas e 50 kg de carga a uma velocidade máxima de 50 km/h. O conforto elevado era já nesta altura um argumento da proposta de baixo custo da Citroën.
Guerra interrompe projeto
A apresentação de 250 unidades em pré-produção estava prevista para o Salão Automóvel de Paris de 1939, mas o início da guerra veio pôr fim a este objetivo. Os modelos produzidos foram depois destruídos, com exceção de quatro unidades que foram secretamente guardadas e mantidas no Centro de Testes da Citroën em La Ferté-Vidame.
Quando a produção teve, finalmente, início, em julho de 1949, o 2 CV dispunha de um motor de dois cilindros arrefecido a ar com 9 cavalos de potência e 375 cm3 de cilindrada. Era capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h. Desta forma, a Citroën revolucionou a indústria automóvel com uma proposta verdadeiramente económica e versátil e logo em 1950 as encomendas acumulavam-se e os prazos de entrega chegavam aos 6 anos.
À prova de tudo. Fim da produção foi em Portugal, há 33 anos
O incrivelmente resistente e competente 2 CV percorreu estradas de todo o mundo através de vários Raids como o Paris-Kaboul-Paris de 16.500 km em 1970, o Paris-Persépolis de 13.500 km em 1971 e o Raid África de Abidjan a Tunis de 8.000 km em 1973, todos eles organizados pela Citroën.
O último exemplar produzido do 2 CV saiu da fábrica de Mangualde, em Portugal, 42 anos após o seu lançamento, às 16h30 do dia 27 de julho de 1990. A fábrica portuguesa contribuiu para o sucesso do 2 CV, tendo produzido 81.882 unidades: 79.914 do 2 CV (ZL), entre 1964 e 1990, 781 do 2 CV Furgão (AZU) de 1964 a 1970 e mais 1.187 unidades do 2 CV Furgão (AK) de 1965 a 1977.
A festa dos 75 anos do Citroën 2 CV
As celebrações do 75º aniversário do mítico 2 CV vão decorrer no próximo dia 7 de outubro. Para assinalar este aniversário irrepetível, 75 unidades registadas do Citroën 2 CV, restauradas e apaixonadamente conservadas por colecionadores privados, reunir-se-ão no Conservatório Citroën de Aulnay-sous-Bois.
Estará igualmente disponível uma exposição fotográfica de oito notáveis exemplares do inconfundível Citroën 2 CV:
- O 2 CV 6 by Hermès, “vestido” por Hermès por dentro e por fora, foi apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2008 para assinalar o 60º aniversário do 2 CV.
- O 2 CV 6 Spécial, um dos últimos 2 CV produzidos na fábrica de Levallois em 1988.
- O 2 CV Spot, a primeira edição especial da Citroën. Foram produzidas 1.800 unidades com estofos em dois tons e carroçaria baseada num design do estilista Serge Gevin.
- O 2 CV A, um dos 250 protótipos construídos em 1939 para o Salão do Automóvel que acabou por ser cancelado devido à Segunda Guerra Mundial. Um dos quatro veículos que restam no Conservatório Citroën.
- O 2 CV A Berline (1950) idêntico ao apresentado por Pierre Boulanger aquando da abertura do Salão Automóvel de Paris de 1948.
- O 2 CV A de condução à direita, fabricado em Slough (Reino Unido) a partir de 1953. Dispunha de uma bagageira em chapa metálica e de vidros traseiros de abrir. Ainda hoje, é o mais antigo 2 CV britânico na Europa.
- O 2 CV AZU, um 2 CV furgão produzido de 1954 a março de 1978, com uma grande capacidade de carga e portas traseiras do tipo “armário” para facilitar o carregamento.
- O 2 CV 4 x 4 “Sahara” com tração às quatro rodas e dois motores que lhe permitem ultrapassar inclinações de mais de 40% sobre areia.