Lancia Stratos: 50 anos da primeira vitória internacional
Há exatamente cinquenta anos, a 25 de setembro de 1973, o Lancia Stratos escreveu o primeiro capítulo do que viria a ser uma história memorável. Inscrito em competições, ainda entre os protótipos, era conduzido pela dupla Munari / Mannucci. Em setembro desse mesmo ano alcançou a sua primeira grande vitória internacional, no Tour de France Automobile, sucesso que se seguiu ao seu primeiro triunfo, meses antes, em abril, no Rali Firestone, que se tornou o precursor de uma carreira incrível. De facto, o Lancia Stratos tornou-se um verdadeiro conquistador de ralis, acumulando vitória após vitória: venceu o Rali de Monte Carlo por três vezes consecutivas, conquistou três Campeonatos do Mundo de Construtores, de 1974 a 1976, e ainda três Campeonatos da Europa de Pilotos. Ao volante de um Stratos, Munari também ganhou a Taça de Pilotos de Ralis da FIA, em 1977.
A partir da temporada de 1975 passou a ostentar as cores branca e verde do seu patrocinador, Alitalia, com o logótipo tricolor da companhia aérea, duplicado e harmonizado sob a forma de uma cunha, criando uma das mais belas pinturas da história do desporto automóvel.
Origem
Inspirado no protótipo “Strato’s Zero” de 1970 – desenhado pela Bertone -, a versão final do Lancia Stratos foi apresentada no ano seguinte. Tudo neste carro futurista em forma de cunha foi concebido para os ralis: a extremidade dianteira era afilada e estava em harmonia com as cavas das rodas, enquanto o para-brisas inclinado abrangia o pilar dianteiro e continuava até às janelas laterais. O tejadilho descia verticalmente sobre o pequeno vidro traseiro, envolvido pelo grande capô. Este e a bagageira, constituídos por duas conchas leves, incluíam os respetivos guarda-lamas, com uma abertura ampla para uma ação rápida durante o apoio nas corridas. Na traseira destacavam-se os faróis redondos e uma asa assertiva, enquanto o motor era um V6 baseado no 246 do Dino Ferrari.
Uma vida de vitórias
Embora a produção tenha terminado em 78, com um total de 492 unidades, o Stratos continuou a somar vitórias atrás de vitórias e tornou-se na lenda que é hoje. No total, foram mais de 18 vitórias em etapas do mundial de rallys e 3 campeonatos mundiais e muitas mais noutras competições. Pelo mundo fora, a paixão dos pilotos amadores e aficionados é tanta que, ainda hoje, vemos exemplares destes em vários eventos. Já não compete, naturalmente, seja pela raridade, custo e estima, mas ainda “estica bem as pernas” se for necessário. Afinal de contas, um carro com menos de uma tonelada e quase 200 cavalos não é coisa pouca.
A loucura foi tanta, tanto no mundo real como no virtual, com o Stratos a marcar presença em vários jogos. Quem não se recorda do Sega Rally ou Grand Turismo 2? São 50 anos bem passados e outros tantos ainda pela frente.