Ensaio Sprint: Cupra Formentor 2.0 TDI
Sem contar com o topo de gama VZ5, faltava-me conduzir o Formentor com motor TDI. Depois da estreia com o bem-sucedido modelo da Cupra a bordo do VZ de 310 cavalos e de duas novas oportunidades de ensaio, primeiro com o híbrido plug-in de 245 cv e, mais tarde, com a versão 1.5 TSI DSG, regressei ao CUV da Cupra para o conduzir com o eterno (cada vez menos, infelizmente) motor a gasóleo na sua versão de 150 cavalos.
É, reconheço, o motor menos nobre da gama, o que menos corresponde à imagem de desportividade premium a que associamos a Cupra e os seus modelos, mas não podemos negar – mesmo que constantemente nos convidem a fazê-lo – os ainda válidos argumentos de um bom motor a gasóleo como o 2.0 TDI do Grupo Volkswagen. Sim, soa como um motor a gasóleo, mas o ruído de funcionamento está bem contido, mantendo-se refinado até atingidos os regimes mais elevados.
Não é um motor de sensações, um que dê prazer explorar – até porque a sua faixa de utilização é, como é hábito nos motores Diesel, mais reduzida – mas o andamento que é capaz de incutir ao Formentor não deixa de ser surpreendente. E se é verdade que o poder de aceleração é mais do que convincente, os consumos não ficam atrás, pois são, por um lado, baixos, e por outro, muito menos suscetíveis ao mau comportamento do pé direito. Mesmo com alguns momentos menos eficientes pelo meio deste teste, não me foi nada difícil terminar o ensaio com uma média de 6 lt/100 km.
Este foi, também, o primeiro Formentor que conduzi com caixa manual, uma opção cada vez mais rara no mercado, mas que me soube bem encontrar e utilizar, graças a um comando leve e preciso. É uma opção menos indicada para quem passa muito tempo na cidade, no para e arranca diário, mas melhor para quem procura uma maior participação no ato da condução. E como é bom conduzir o Formentor, muito provavelmente o CUV com a melhor dinâmica do seu segmento, com reações ágeis e uma postura assumidamente desportiva para a qual também contribui a rapidez, mas não excessiva, da direção.
Ainda assim, com o seu pisar decidido e mesmo sem contar com amortecimento variável, o Formentor oferece um conforto de rolamento mais do que adequado. A sua prioridade não é essa, obviamente, mas o bestseller da Cupra não desilude. E se é fácil perceber que o visual desportivo apela à emoção, é curioso descobrir como a sua estética desportiva esconde, igualmente, uma proposta muito racional, uma em que o espaço no banco traseiro é bastante bom e em que a mala disponibiliza 450 litros de volume. Com este motor TDI a convidar às longas viagens, este é, quiçá, o mais familiar dos emocionais Formentor.
Considerando os cerca de 2.700 € de opcionais, este Cupra Formentor TDI tem um preço final de 43.157 €.