Novo Citroën ë-C3: a ofensiva elétrica francesa
A Citroën apresentou o seu novo eléctrico compacto: O ë-C3. Promete mobilidade eléctrica acessível, máximo conforto e autonomia para o dia-a-dia.
Finalmente
Depois dos eléctricos ë-C4 e ë-C4 X, para além dos veículos comerciais, chegou, agora, a vez da marca francesa disponibilizar um citadino eléctrico que promete revolucionar o mercado. Primeiro, pelo preço. Com preços a partir dos 23.000€, o novo ë-C3 oferece 113 cavalos de potência e aproximadamente 320 quilómetros de autonomia. E mais! No fim do próximo ano deverá chegar uma versão com 200 quilómetros de autonomia por menos de 20.000€! Essa talvez esteja mais orientada para a circulação urbana, mas, ainda assim, é uma excelente notícia para as pessoas que querem um eléctrico acessível a preços comparáveis aos dos modelos a combustão.
Já se fala há muito tempo de que a única maneira dos eléctricos vingarem no mercado é de disponibilizar propostas com preços comparáveis aos restantes modelos; ou, pelo menos, com preços similares. Convenhamos, gastar 40 mil euros num carro eléctrico não está ao alcance de todos e implica um grande compromisso financeiro mesmo para os que os podem gastar.
Ora, por preços na casa dos vinte e poucos mil euros, o caso muda de figura. Ainda para mais, com especificações muitos similares aos modelos a combustão. Nomeadamente a potência. São 113 cavalos nesta versão – a futura versão mais barata imagino que terá uma potência a rondar os 100 cavalos para ajudar ao consumo, mas com o mesmo motor – e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos.
Ao nível do design, este e-C3 estreia a nova imagem da marca e a segurança está garantida com os vários e mais modernos sistemas de ajuda à condução e prevenção de acidentes. Tem uma aplicação para smartphone que permite controlar uma série de parâmetros do carro e promete ser um modelo que irá revolucionar o segmento B.
Conforto, o factor decisivo
Ora, se não há muitas diferenças entre os modelos eléctricos e a combustão, e a concorrência não tardará em apresentar modelos eléctricos semelhantes – especialmente dentro do grupo, com as partilhas de plataformas – o que é que irá distinguir este Citroën ë-C3 dos restantes? O conforto. Que a Citroën é rainha neste assunto, já sabemos. Mas só os modelos de gama alta é que levavam um tratamento extra com os batentes hidráulicos progressivos. Os restantes tinham um bom amortecimento e bons bancos. Aqui, o caso muda de figura. O ë-C3 é o primeiro carro do segmento a receber este “tratamento” que promete fazer as delícias dos ocupantes. Neste campo, à partida, será imbatível dentro do segmento.
Se juntarmos a isto a autonomia de 320 quilómetros com carregamento rápido, a imensa tecnologia e conectividade que disponibiliza e o preço, temos aqui um caso sério de sucesso garantido. Cá estaremos para ver, mas este novo Citroën ë-C3 é um excelente prenúncio. Aliás, é o que o sector automóvel precisava. Chega aos concessionários no primeiro trimestre de 2024.