Estoril Classics 2023: A paixão está viva!
São eventos como o Estoril Classics, puras celebrações de um apaixonante passado automóvel e de um emocionante espírito de competição que lhe é inerente, que me dão esperança para o futuro. Um futuro que nos prometem ser melhor, mais limpo e seguro, seguramente mais racional, mas inevitavelmente mais cinzento e, embora conectado, desligado. Um futuro com outras prioridades, justas, necessárias, urgentes até, mas que nos vai privar, cada vez mais, dessa emoção, desse calor, dessa ligação e desses momentos em que o automóvel é uma celebração, um prazer e não apenas uma forma de chegarmos onde queremos ir ou estar.
Já se tinham passado uns bons anos desde que marquei presença num evento assim e não me recordo, pelo menos em território nacional, de ter visto tanto património sobre rodas junto, uma grande parte dele a partilhar o alcatrão do circuito do Estoril, lado a lado, em disputas cavalheirescas pela passagem em primeiro lugar no apex de uma curva. De protótipos a turismos, passando pelos monolugares de Fórmula 1, não é possível não regressar impressionado e ansioso pela próxima edição.
O Circuito Estoril foi o cenário perfeito para esta enorme festa, à qual o público não faltou, preenchendo o mecanicamente apetrechado paddock e pintando a bancada principal do nosso autódromo com um colorido que há muito não via. E se em pista não faltaram motivos de interesse, ter acesso ao “lado de lá” e, em especial, ao interior das boxes, permite absorver toda aquela experiência de uma forma muito mais pura e intensa. Melhor, só se me dissessem que tinha de ir para a pista tentar a minha sorte.
Estar na primeira curva, principalmente nas voltas iniciais de cada prova, enquanto o pelotão acelera a fundo na reta, num excitante crescendo sonoro e ainda com pouca distância a separar os carros, atrasando a travagem o maior tempo possível e procurando um espaço onde colocar as rodas da frente para depois sair em aceleração, é uma sensação que já há muito não vivenciava e que não vejo a hora de repetir.
O Estoril Classics é uma oportunidade única de recordar as máquinas que, no seu tempo, escreveram a história dos desportos motorizados. O dia esteve perfeito, o cenário é o ideal e a lista de inscritos era irresistível. Não é por isso de estranhar que o Estoril Classics de 2023 tenha levado 30 mil pessoas ao autódromo e que já seja conhecida a data da edição de 2024. Por isso, já sabem, não marquem nada na agenda de 4 a 6 de outubro do próximo ano. Ou melhor, marquem já o Estoril Classics. Imperdível.