Apresentação Lexus LBX. Novo crossover de segmento B chega em março
A convite da Lexus Portugal, estive presente no evento de revelação do novo LBX, o novo crossover de segmento B da Lexus e, assim, de posicionamento assumidamente premium, construído com base na plataforma do Yaris Cross.
Relativamente ao primo da Toyota, o LBX é apenas 10 milímetros mais comprido, com uma distância entre eixos que também é apenas 20 milímetros superior. Mais notórios são os 60 milímetros adicionais em largura e os 50 milímetros a menos em altura que dão ao novo LBX uma postura e presença bastante mais vincadas.
Se na frente são destaque os grupos óticos de design alado e a típica grelha Lexus – aqui muito menos “chocante” do que noutros modelos – atrás não há como não destacar a iluminação de desenho horizontal que pretende dar ainda mais ênfase à largura e robustez visual do LBX.
O contato foi breve e esta primeira unidade de pré-produção pode ainda não ser representativa da qualidade de acabamentos que os LBX terão aquando do seu lançamento, mas as primeiras impressões são bastante boas, uma combinação inteligente de materiais agradáveis ao toque com outros menos nobres abaixo da linha média. O ambiente interior é confortável e acolhedor.
O espaço no banco traseiro não deslumbra – três dedos de folga para joelhos e cabeça – mas também não é essa a prioridade do LBX, um moderno crossover assumidamente orientado para a cidade. A habitabilidade pareceu-me, por isso, adequada ao segmento B premium a que aponta. A bagageira tem 332 litros de capacidade.
Tratando-se de uma apresentação estática, as impressões de condução terão de ficar para uma outra oportunidade. Mas no que diz respeito ao propulsor, o LBX aposta numa nova geração do motor híbrido 1.5 litros de três cilindros, com uma transmissão e unidade de controlo de potência atualizados. A potência total do sistema é de 136 cavalos e o binário combinado é de 185 Nm.
Também a bateria deste full hybrid é nova, uma configuração bipolar de hidretos metálicos níquel (NiMH) de baixa resistência e alto rendimento, que permite não só fornecer uma potência extra ao motor elétrico durante as acelerações, bem como beneficia o tempo de condução puramente elétrico do LBX.
O novo crossover da Lexus é também o responsável pela introdução de uma nova organização da gama, constituída pela versão de entrada – designada apenas por LBX – e por quatro outros níveis de acabamento que a Lexus designa por atmosferas: Elegant e Relax, orientadas para os clientes que valorizaram o conforto e a elegância; Emotion e Cool, para quem aprecia um caráter mais desportivo e dinâmico.
A Lexus já registou 50 pré-encomendas online do seu novo modelo e prevê entregar as primeiras unidades em março de 2024. O nível de acesso LBX só estará disponível em junho de 2024.
Assim que for possível, o LBX voltará às páginas da Garagem para um ensaio dinâmico mais prolongado e detalhado.
Preços Lexus LBX
- LBX – 34.950 €
- Elegant – 38.500 €
- Emotion – 41.500 €
- Relax – 44.000 €
- Cool – 44.350 € (Cool+ por 47.500 €)