Ensaio Sprint: Audi A5 Sportback 35 TDI S tronic
Este é cá dos meus. Preferidos, entenda-se. Porque, com muita pena minha, não é meu. Gosto mesmo muito do A5 da Audi, e este Sportback com motor TDI de 163 cavalos, caixa automática e acabamento S line assentava-me que nem uma luva. Não costumo abordar muito a questão do design, mas aqui abro uma exceção, pois é-me impossível não destacar o quanto gosto das linhas do A5. É um daqueles automóveis que me fazem olhar várias vezes por cima do ombro depois de o estacionar.
Aprecio, igualmente, o trabalho da Audi no interior. Seja a nível dos materiais utilizados, da qualidade de montagem, mas ainda mais no que ao design diz respeito. Nota-se perfeitamente que é já um produto de outra geração, algo que para mim é uma ótima notícia. Não há excessos de digitalização, nem de minimalismo visual. Há, sim, botões para se pressionarem, sendo a consola da climatização um exemplo de funcionalidade que muitas marcas deveriam adotar.
Apesar da silhueta baixa e dinâmica, e do acesso ao banco traseiro exigir algum cuidado para não se bater com a cabeça, o espaço disponível nos lugares laterais é bastante bom. Já o lugar central não é, de todo, utilizável por um adulto. Por ali não falta, igualmente, o controlo independente da temperatura e lá mais atrás, na bagageira, estão disponíveis 465 litros de volume. O espaço pode até não abundar em altura, mas o acesso à zona de carga é ótimo graças à enorme porta traseira.
Voltando à frente, a posição de condução a bordo do A5 é excelente para explorar os muitos argumentos do motor 2.0 TDI. Soa refinado para um motor Diesel e os 370 Nm de binário garantem sempre uma boa resposta ao acelerador, sensação para a qual a caixa S tronic dá um muito bom contributo. O consumo registado nos quase 700 quilómetros percorridos neste teste ficou-se pelos 5,9 lt/100 km. A velocidade máxima declarada é de 210 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 8,4 segundos.
Podia facilmente dizer que a competência do chassis convida a mais potência, mas posso também afirmar que a performance está mais do que adequada ao dia-a-dia e que chega, também, para divertir. Ao não dispor de amortecimento variável, esta unidade não consegue esconder alguma rigidez, principalmente sobre piso muito degradado, mas a combinação da muita borracha e dessa saudável firmeza de suspensão fazem deste A5 Sportback um familiar capaz de transmitir muito boas sensações de condução, mantendo, ao mesmo tempo, um nível de conforto mais do que adequado.
Disponível a partir de 50.529 euros, e apesar dos anos de serviço com que este projeto já conta, o A5 Sportback continua a ter muitos e bons argumentos. Não posso não destacar – novamente – a estética, mas também a qualidade de construção, os baixos consumos do motor TDI e o facto de transmitir muita segurança e, também, dinamismo a quem se sentar ao volante. Com um preço base de 56.642 euros, este “BC70OS” do parque de imprensa da Audi Portugal tem um preço final de 65.342 euros. É de aproveitar enquanto é possível. Era o que eu faria.