Novo Dacia Duster: Terceira geração introduz motores híbridos na gama
“Tudo novo, exceto o que é mais importante: O Duster continua a ser o SUV familiar que oferece a melhor relação qualidade/preço da categoria.” Esta é uma das frases com que a Dacia inicia a sua comunicação oficial sobre a introdução da terceira geração do Dacia Duster. E a confirmar-se esta afirmação, então as notícias são para lá de boas.
Contando já com treze anos de carreira, o nome Duster foi distinguido ao longo da sua carreira comercial com mais de 40 prémios e a sua produção, até à data, é de 2,2 milhões de exemplares. Foi o SUV mais vendido na Europa em 2022, em todos os segmentos do mercado de particulares, e a sua popularidade continua em crescendo, com uma produção diária na fábrica de Pitesti, na Roménia, de cerca de 1000 unidades.
O design robusto e aventureiro foi elevado ao patamar seguinte, uma evolução que lhe permite assumir uma postura ainda mais confiante. A dianteira alinha-o com os modelos mais recente da gama e as inúmeras proteções plásticas contornam toda a carroçaria, dos para-choques às embaladeiras, passando pelos guarda-lamas. Uma boa parte delas prescinde de tinta, sendo moldadas na cor original, evitando que os riscos se destaquem. Foram também usados materiais especiais reciclados.
O mesmo espírito de aventura e a solidez visual que já lhe eram reconhecidos podem ser encontrados no habitáculo, agora de aspeto mais vertical e com arestas bem definidas. Ao centro é destaque o ecrã tátil de 10,1 polegadas, orientado para o condutor e, tal como no exterior, a letra Y assume as funções de assinatura estética, mostrando-se em elementos como as saídas de ar – em tom cobre na versão Extreme – e os painéis das portas.
Construído com base na plataforma CMF-B, o Duster é agora ligeiramente mais comprido, oferecendo mais espaço para os passageiros e na bagageira. No que à condução diz respeito, a Dacia promete igualmente uma evolução ao nível do conforto de rolamento, com menos ruído e vibrações a chegarem ao habitáculo, proporcionando, ao mesmo tempo, uma maior ligação com a condução.
Duster: Hybrid, mild hybrid e Bi-Fuel
O Duster, com a terceira geração, entra igualmente na era da eletrificação, propondo, pela primeira vez, a motorização Hybrid 140 estreada pelo Jogger. Novidade é também a introdução de um novo motor 1.2 Turbo, com três cilindros, a gasolina, associado a tecnologia mild hybrid na versão TCe 130. O novo motor – com funcionamento segundo o ciclo Miller – está associado a uma caixa de seis velocidades e disponível em versões 4×2 e 4×4. Da gama faz também parte a motorização ECO-G 100, a gasolina e GPL, com uma autonomia combinada WLTP de 1300 quilómetros.
A versão 4×4 oferece capacidades todo-o-terreno melhoradas através do sistema Terrain Control, com cinco configurações distintas que adaptam o Duster ao tipo de terreno e situação de condução: Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco. A altura livre ao solo de 217 milímetros, o controlo da velocidade em descidas e os bons ângulos de ataque, ventral e de saída garantem um desempenho à altura do esperado nos percursos fora de estrada.
O Sleep Pack, acessório visto pela primeira no Jogger, está também disponível no novo Duster e permite criar uma cama de casal em apenas dois minutos através de uma caixa que, para além de possibilitar guardar objetos, também permite criar uma pequena mesa. No que ao sentido prático diz respeito, é novidade o YouClip, um sistema para prender acessórios específicos em determinadas áreas do habitáculo: suporte para tablet, uma bolsa de arrumação, um suporte para smartphone ou um “3 em 1” que inclui um suporte para copos, um gancho para mala e uma luz móvel.
A gama Duster distribui-se por quatro versões: Essential, Expression, Extreme e Journey. As duas últimas, topo de gama, terão preços equivalentes, mas inspirações diferentes: a primeira para os adeptos do ar livre e a última para quem aprecia conforto e tecnologia. Neste aspeto, são destaque, por exemplo, o painel de instrumentos digital, o carregador wireless de smartphones e novos sistemas de assistência ao condutor como o regulador de velocidade, os máximos automáticos, o reconhecimento de sinais de trânsito e o alerta de excesso de velocidade, a assistência ao estacionamento traseiro e a assistência à manutenção na faixa de rodagem, disponíveis consoante o nível de equipamento.